terça-feira, 1 de maio de 2012

EM MAIO VAI ACONTECER O XI CONGRESSO EUROPEU PARA A CATEQUESE


A iniciação cristã na perspectiva
da nova evangelização
Do 7 ao 10 de maio em Roma o XI Congresso Europeu para a Catequese
juventuderio.blogspot.com

ROMA, sábado, 28 de abril de 2012 (ZENIT.org) - Será realizado junto à Domus Mariae – Palácio Carpegna (Via Aurelia, 481), do 7 ao 10 de Maio, o XII Congresso Europeu para a catequese.

O encontro, organizado pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), terá a participação de bispos e diretores nacionais dos departamentos e organismos nacionais responsáveis da catequese nas Conferências episcopais da Europa.

A preparação do encontro foi coordenada pela Comissão CCEE "Catequese, escola e universidade", presidida por Mons. Vincent Nichols, arcebispo de Westminster e presidente da Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales.

No centro desse encontro se terá o tema da Iniciação cristã na perspectiva da nova evangelização com particular atenção às crianças e jovens com idade de 7 a 16 anos.

O início da obra está previsto para as 17h30 de segunda-feira 7, com a saudação do Secretário Geral da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Mons. Mariano Crociata e prosseguirá com a introdução de mons. Vincent Nichols. Nos quatro dias de trabalho estão previstas numerosas intervenções, discussões e momentos de trabalho em grupos.

O Congresso e o tema da iniciação cristã se inserem na reflexão da Igreja sobre a nova evangelização no ano em que a Igreja comemora o 20 º aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica pelo beato João Paulo II, o 50 º aniversário a abertura do Concílio Vaticano II e em perspectiva do ano da fé.

Quarta-feira, 9 de maio de 2012, os participantes participarão da Missa pela Europa que se terá às 19h30 na Basília de Santa Maria Maggiore (Roma). Justo na Jornada para a Europa, o CCEE pretende assim confiar a Deus os medos e as esperanças dos cidadãos do continente Europeu.

Na Missa, presidida pelo presidente do CCEE, cardeal Peter Erdö, arcebispo de Esztergom-Budapeste, são esperados entre outros embaixadores junto à Santa Sé dos países europeus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário