sábado, 5 de maio de 2012

DIA A DIA COM A PALAVRA DE DEUS - 05/05/12



Sábado, 05 de Maio de 2012

4a. Semana de Páscoa
Santo Ângelo

Leituras do Dia

1a. Leitura: Atos dos Apóstolos (At) 13,44-52
Salmo responsorial (Sl) 97/98 
Evangelho: João (Jo) 14,7-14

IV SEMANA DA PÁSCOA
(BRANCO – OFÍCIO DO DIA)

Antífona da entrada: Povo resgatado por Deus, proclamai suas maravilhas: ele vos chamou das trevas à sua luz admirável, aleluia! (1Pd 2,9)

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, fazei-nos viver sempre mais o mistério pascal para que, renovados pelo santo batismo, possamos, por vossa graça, produzir muitos frutos e chegar às alegrias da vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Atos 13,44-52)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

13 44 No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.
45 Os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e puseram-se a protestar com injúrias contra o que Paulo falava.
46 Então Paulo e Barnabé disseram-lhes resolutamente: "Era a vós que em primeiro lugar se devia anunciar a palavra de Deus. Mas, porque a rejeitais e vos julgais indignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os pagãos.
47 Porque o Senhor assim no-lo mandou: 'Eu te estabeleci para seres luz das nações, e levares a salvação até os confins da terra'".
48 Estas palavras encheram de alegria os pagãos que glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que estavam predispostos para a vida eterna fizeram ato de fé.
49 Divulgava-se, assim, a palavra do Senhor por toda a região.
50 Mas os judeus instigaram certas mulheres religiosas da aristocracia e os principais da cidade, que excitaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e os expulsaram do seu território.
51 Estes sacudiram contra eles o pó dos seus pés, e foram a Icônio.
52 Os discípulos, por sua vez, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo responsorial 97/98

Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo
alcançaram-lhe a vitória.

O Senhor fez conhecer a salvação / e, às nações, sua justiça; / recordou o seu amor sempre fiel / pela casa de Israel.

Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus. / Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,
alegrai-vos e exultai!

Aclamação do Evangelho

Aleluia, aleluia, aleluia.
Se guardais minha palavra, diz Jesus, realmente vós sereis os meus discípulos (Jo 8,31s).


Evangelho (João 14,7-14)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
14 7 Disse Jesus: "Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto".
8 Disse-lhe Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta".
9 Respondeu Jesus: "Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: 'Mostra-nos o Pai'
10 Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras.
11 Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras.
12 Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.
13 E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
14 Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei".
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor!

Meditação Diária

"Tudo o que pedires ao Pai, em meu nome,
vo-lo farei..."

(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Sempre pensei, que bom seria se um dia me aparecesse uma Fada Madrinha ou o Gênio da Lâmpada, que me concedesse três pedidos... Jesus diz neste evangelho, que tudo o que pedirmos ao Pai, em seu nome, ele nos dará. E não são só três pedidos, mas TUDO... E já tem gente fazendo a lista dos pedidos, com medo de se esquecer de alguma coisa importante.

Claro que pensar desse modo, olhando as nossas necessidades materiais, é coisa de uma Fé infantil, que mais se parece com uma varinha mágica. No mínimo, como bons cristãos atuante na pastoral, na catequese, no Ministério, iremos pedir que tudo dê certo em nossos trabalhos, que todo mundo goste e nos elogie bastante, que o nosso grupo, Movimento ou Pastoral tenha grande fama na Paróquia e até na Diocese... Ou seja, que tudo seja do nosso agrado... A essas alturas tenho vergonha de tais pensamentos, pois Jesus orava sempre, e olhe o que aconteceu com ele...

Todos nós precisamos crescer na Fé, tornar-nos bem maduros e nos realizarmos como Pessoa humana, mais do que isso, nos realizarmos como Filhos e Filhas de Deus. Desafios, obstáculos e dificuldades sempre teremos à nossa frente, tentando fazer com que desistamos de tudo. E muitos realmente desistem.

O que temos de pedir sempre ao Pai, não é o sucesso pastoral, não é brilhar neste ou naquele ministério, não é pedir para que a comunidade nos valorize, que o padre nos valorize, tudo isso são desejos humanos em uma realização que não nos leva a lugar nenhum. Pedir isso sim, que ele nos conceda a honra e o privilégio de poder servi-lo, mesmo com todas as nossas limitações e fraquezas, poder ser seus colaboradores mesmo sem ser super homens e super mulheres, mesmo sem muitas vezes ter a noção exata do que é o Reino...

Pedir forças para navegar, passando incólume pelas ondas bravias, atravessando ventanias e enfrentando temporais que vão surgindo em nossa trajetória. E podemos de fato fazer coisas maiores que Jesus, pois toda a Vida e o Amor de Deus estavam Nele concentrado em sua essência, e ele partilhou tudo isso com a sua Igreja que somos nós, e então temos Amor e Vida multiplicados... Nossas obras a partir disso têm que ser realmente maiores que aquelas das primeiras comunidades...


Sobre as oferendas
Dignai-vos, ó Deus, santificar estes dons e, aceitando este sacrifício espiritual, fazei de nós mesmos uma oferenda eterna para vós. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhão: Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que contemplem a glória que me deste, aleluia! (Jo 17,24)

Depois da comunhão
Tendo participado do sacramento do Corpo e do Sangue do vosso Filho, nós vos suplicamos, ó Deus, que nos faça crescer em caridade a eucaristia que ele nos mandou realizar em sua memória. Por Cristo, nosso Senhor.


Fonte: http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm#d7

Nenhum comentário:

Postar um comentário