quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

DIA A DIA COM A PALAVRA DE DEUS - 12/01/12



Quinta, 12 de janeiro de 2012

1a. Semana Comum
São Bernardo

Leituras do Dia

1a. Leitura: I Samuel (I Sm) 4,1-11
Salmo Responsorial (Sl) 43
Evangelho: Marcos (Mc) 1,40-45


Antífona da entrada: Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.

Oração do dia
Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (1 Samuel 4,1-11)
Leitura do primeiro livro de Samuel.

1Naqueles dias, os filisteus reuniram-se para fazer guerra a Israel. Israel saiu ao encontro dos filisteus, acampando perto de Eben-Ezer, enquanto os filisteus, de sua parte, avançaram até Afec2e puseram-se em linha de combate diante de Israel.
Travada a batalha, Israel foi derrotado pelos filisteus. E morreram naquele combate, em campo aberto, cerca de quatro mil homens. 3O povo voltou ao acampamento e os anciãos de Israel disseram: “Por que fez o Senhor que hoje fôssemos vencidos pelos filisteus? Vamos a Silo buscar a arca da aliança do Senhor para que ela esteja no meio de nós e nos salve das mãos dos nossos inimigos”.
4Então o povo mandou trazer de Silo a arca da aliança do Senhor todo-poderoso, que se senta sobre querubins. Os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, acompanhavam a arca. 5Quando a arca da aliança do Senhor chegou ao acampamento, todo Israel rompeu num grande clamor, que ressoou por toda a terra.
6Os filisteus, ouvindo isso, diziam: “Que gritaria é essa tão grande no campo dos hebreus?” E souberam que a arca do Senhor tinha chegado ao acampamento.
7Os filisteus tiveram medo e disseram: “Deus chegou ao acampamento!” E lamentavam-se: 8“Ai de nós! Porque os hebreus não estavam com essa alegria nem ontem nem anteontem. Ai de nós! Quem nos salvará da mão desses deuses tão poderosos? Foram eles que afligiram o Egito com toda espécie de pragas no deserto. 9Mas coragem, filisteus, portai-vos como homens, para que não vos torneis escravos dos hebreus como eles o foram de vós! Sede homens e combatei!
10Então os filisteus lançaram-se à luta, Israel foi derrotado e cada um fugiu para a sua tenda. O massacre foi grande: do lado de Israel tombaram trinta mil homens. 11A arca de Deus foi capturada e morreram os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias. 


- Palavra do Senhor. 
- Graças a Deus.

Salmo responsorial 43/44

Libertai-nos, Senhor, pela vossa compaixão!

1. Porém, agora nos deixastes e humilhastes, / já não saís com nossas tropas para a guerra! / Vós nos fizestes recuar ante o inimigo, / os adversário nos pilharam à vontade.

2. De nós fizestes o escárnio dos vizinhos, / zombaria e gozação dos que nos cercam; / para os pagãos somos motivo de anedotas, / zombam de nós a sacudir sua cabeça.

3. Levantai-vos, ó Senhor, por que dormis? / Despertai! Não nos deixeis eternamente! / Por que nos escondeis a vossa face / e esqueceis nossa opressão, nossa miséria?

Aclamação do Evangelho

Aleluia, aleluia, aleluia. 
Jesus pregava a boa-nova, o reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).

EVANGELHO (Marcos 1,40-45)

— O Senhor esteja convosco. 
— Ele está no meio de nós. 
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”
45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

Meditação Diária

"Um leproso que reencontrou seu lugar..."

(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)


Quem faz parte do rol das nossas amizades são pessoas de bem, íntegras, amáveis, que têm por nós grande estima, zelosos da fé, piedosos na prática da religião. Essas pessoas a gente se alegra quando as vê, procura sempre ter com elas um gesto carinhoso que revele o afeto que nutrimos por elas, um abraço, um forte aperto de mão. Lembramo-nos delas em datas especiais, nos alegramos com suas vitórias e alegrias, compartilhamos de suas tristezas...enfim, vivemos com elas uma comunhão, algo mais forte que uma simples amizade.

O Leproso era uma pessoa indesejável na comunidade, o contexto era bem diferente do de hoje, quando pessoas enfermas são bem acolhidas pela pastoral dos enfermos, que vão á sua casa, preparam as missas da Saúde, providenciam transporte e até um lanche após a missa, regado com refrigerante é preparado...

Naquele tempo, algumas doenças eram consideradas conseqüência do pecado, portanto, castigo divino, acreditava-se em um Deus intolerante que exigia da pessoa uma retidão moral e quando esta não correspondia, vinha a punição divina com alguma doença onde a lepra era uma delas. Pelo lado humano, o medo de se contaminar era muito grande, pois não haviam os recursos que a medicina hoje dispõe, esse cuidado com o contágio, já vinha desde a caminhada do deserto e chegara até as comunidades.

Discriminados e marginalizados, os considerados "Impuros" estavam fora da sociedade e do sistema religioso, não havendo a menor possibilidade de salvação, que era destinada aos justos e íntegros na Fé e na moral. A partir disso podemos fazer uma lista dos "Leprosos e Leprosas" de hoje em dia, que até toleramos que venham nas celebrações desde que, estejam dispostos a mudar de vida e a se converterem...

Jesus tem uma "algeriza" com esse sistema que rotula as pessoas e por isso cura este homem contaminado pela lepra, é o seu testemunho contra a religião que discrimina e marginaliza as pessoas. O leproso suplica de joelhos, sinal de humildade de quem já está acostumado a ser olhado de cima para baixo, sendo inferiores às outras pessoas. Cheio de compaixão Jesus estende a mão, o toca e manifesta a vontade de que seja curado.

Ao tocá-lo Jesus derruba a barreira do preconceito, quebrando o monopólio de Deus, que os limpos tinham. Manda-o apresentar-se á religião oficial para que esta, através do formalismo ritual o declare novamente limpo e curado. Nossos ritos litúrgicos e celebrações, não servirão para nada se a nossa comunidade não tiver compaixão dos infelizes e excluídos que esperam ansiosos a cura de uma inclusão social, de uma recuperação da sua dignidade humana, daquele abraço afetuoso ou daquele aperto de mão, que muitas vezes só reservamos as pessoas de bem...

As pessoas buscavam a Jesus porque havia nele algo que a religião oficial não dava: o amor da gratuidade, a amizade sincera, a misericórdia e compaixão. O que as pessoas buscam em nós em nossas comunidades?

Sobre as oferendas
Possa agradar-vos, ó Deus, a oferenda do vosso povo; que ela nos obtenha a santificação e o que confiantes vos pedimos. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhão: Eu vim para que tenham a vida e a tenham cada vez mais, diz o Senhor (Jo 10,10).

Depois da comunhão
Deus todo-poderoso, que refazeis as nossas forças pelos vossos sacramentos, nós suplicamos a graça de vos servir por uma vida que vos agrade. Por Cristo, nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário