terça-feira, 17 de janeiro de 2012

CURSO DE FORMAÇÃO LITÚRGICA NA DIOCESE DE CRATO


Curso de formação litúrgica para o Nordeste do Brasil é realizado em Crato-CE




Acontece no Centro de Expansão Educacional Dom Vicente Matos, na Diocese de Crato-CE, o “Nordestão de Liturgia” – Curso de Formação litúrgica para o Nordeste do Brasil.

São cerca de 153 participantes, provenientes de seis estados do norte e nordeste brasileiro, refletindo sobre a liturgia e objetivando construir, como discípulos missionários de Jesus, um saber teológico-litúrgico, a partir de suas práticas celebrativas.

O curso acontece em três etapas, uma a cada ano, com duração de aproximadamente duas semanas, e reúne leigos, religioso, seminaristas e padres. Este ano 67 pessoas fizeram a inscrição na 1ª etapa, 48 na segunda etapa e 38 na terceira; no programa os estudos seguirão até o dia 21 de janeiro.

Assessoram o curso: Dom Fernando Panico, Bispo de Crato-CE, Pe. Hernaldo Farias, Assessor da CNBB, Pe Marcelino Sivinski; Frei Faustino Paludo; Pe. Joaquim Ivo, Dra. Marly Gondim, Aureliano, Pe. Josenildo Nunes, Pe. Ricardo Sales, Pe. Wesley, Pe. Eliomar Ribeiro, Pe. Alberto Reani, Pe. Jonilson e Ir. Annete.

A metodologia destes dias de formação privilegia a mistagogia a partir do rito celebrado, marcado pela participação na construção do conhecimento em mutirão, onde todos partilham suas experiências e descobertas, na celebração do Mistério Pascal acontecendo na história.

Durante a tarde a coordenação do curso esteve reunida, contando, também, com a presença de Dom Fernando, Pe. Marins, Ir. Teolide e Pe. Vileci, a fim de tratar da liturgia do 13º Intereclesial das CEBs.

Maiores informações podem ser obtidas através do site: http://www.nordestaodeliturgia.com.

Pe. Wesley

Nenhum comentário:

Postar um comentário