segunda-feira, 18 de maio de 2009

CARTA DE MARIA SANTÍSSIMA


"Que a graça e a paz de Jesus Cristo estejam com vocês".

Caríssimo Povo de Deus, da Comunidade Nossa Senhora das Graças, é com grande alegria no coração que escrevo-lhes para falar-lhes um pouco de Maria, a Nossa Senhora.
Apesar da saudade, que é muito grande, estou bem e a cada dia buscando melhor me preparar para servir com amor ao Deus da Vida, servindo a Seu Povo, especialmente aos mais necessitados.
Antes de mais nada quero dizer-lhes do grande carinho que tenho por esta Comunidade, que em tão pouco tempo aprendi a amar e a guardar no coração as belas lembranças vivenciadas com vocês quando aí juntos estávamos. Quero, então, em algumas linhas, falar-lhes sobre Maria, neste dia de sua coroação, o que nos dois últimos anos vinha fazendo estando presente fisicamente aí com vocês, agora faço, mas com a presença espiritual.

Os Evangelistas pouco falam sobre a pessoa de Maria. Deles, o que mais cita é Lucas, nos primeiros capítulos de seu Evangelho. Do pouco que Lucas narra, destacarei nesta reflexão apenas a resposta de Maria a Deus, quando soube que seria a Mãe Daquele que viria a ser o Salvador da humanidade, Nosso Senhor Jesus Cristo.
No versículo trinta e oito do primeiro capítulo do Evangelho de Lucas temos umas das mais belas expressões de fé de toda a Palavra de Deus. Maria, ao dizer: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra", coloca-se numa atitude de profunda entrega total a Deus. Isso quer dizer que ela doa todo o seu ser para que Deus realize nela a sua graça e manifeste em seu corpo, alma e espírito o seu grande Amor por todos nós. É como se uma criança que ama muito a sua Mãe se jogasse de um muro alto, acreditando confiantemente que a sua Mãe vai lhe segurar.
Com certeza, para que Maria chegasse a pronunciar tais palavras era preciso que o Espírito Santo já estivesse com ela. Era preciso uma fé firme na promessa divina proclamada pela boca do arcanjo Gabriel. Era preciso uma grande e simples humildade, de quem reconhece as suas próprias limitações de ser humano e de quem acredita que somente Deus é quem sabe o que é melhor para a nossa vida.
Deste simples gesto de Maria, brota já o Serviço Missionário para com o próximo, quer dizer, para com Deus que se revela na pessoa do necessitado. Pois, logo após Maria declarar a sua fé, ela vai à casa de sua prima Isabel, que está grávida de seis meses, prestes a dar à luz ao profeta da conversão dos pecados e da vida nova, João Batista. Ela, Maria, vai, então, proclamar o seu canto do Magnificat, onde destaca que Deus está do lado dos mais fracos e oprimidos da sociedade e contra todos os opressores e aqueles que não permitem o desenvolvimento da vida. Depois, Maria vai continuar a acompanhar fielmente o seu Filho, Jesus de Nazaré, durante todo o seu sofrimento até a morte na Cruz. E ainda permanecerá junto aos discípulos na fundação da Igreja, sendo o apoio materno nas horas mais difíceis.
Esta é, meus queridos e muito amados irmãos e irmãs, a Nossa querida Mãe da Igreja e de cada um de nós em particular. Aquela a quem temos uma linda devoção, a quem chamamos carinhosamente de Nossa Senhora e de quem devemos aprender muito.
Sigamos os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, aprendendo cotidianamente na Escola de sua mãe Maria e bebendo de seu exemplo de cristã de fé confiante, de humildade, de entrega total e de serviço missionário.
Hoje, somos nós quem devemos dar continuidade a Missão de Nosso Senhor Jesus Cristo de fazer brotar o Reino de Deus na terra. Somos nós, os responsáveis direto por tudo aquilo que ouvimos e acreditamos. Somos nós, os cristãos, os verdadeiros construtores da Paz e do Amor de Deus no Mundo.
Que o Senhor da Vida, Trindade Comunidade-Perfeita, abençoe a nós em nossa busca de seguí-lo fielmente, mesmo sabendo que só Ele é totalmente fiel e que Maria, a humilde serva do Senhor, nossa querida mãezinha Maria Santíssima, nossa intercessora junto ao Pai, cubra-nos com o seu manto sagrado. Amém! Salve Maria!

Fraternalmente, o Companheiro e Amigo de vocês, Adauto Farias. Em 24/05/04.

Nenhum comentário:

Postar um comentário