segunda-feira, 18 de maio de 2009

A PÁSCOA DO PAPA JOÃO PAULO II


No sábado da oitava da páscoa de Cristo Ressuscitado, celebrando ainda o Domingo da Ressurreição do senhor, ao anoitecer do dia em Roma, na Itália (21h 47min), e entardecer do dia no Brasil (16h 47min), recebemos o anúncio da notícia do falecimento do nosso querido Santo Padre, o papa João Paulo II.
Diante de sua morte, nós, como Igreja unida, choramos de tristeza e pesar pela sua morte, mas exultamos de alegria pela sua Vida, agora plenificada no encontro face-a-face com o Senhor. Choramos de tristeza e de saudade, como pessoas humanas que somos, pela perda do nosso Guia e Pastor da Igreja, o vigário de Cristo na terra. Choramos de tristeza e piedade por nós mesmos, pela nossa dificuldade, devido à dureza de nossos corações, em escutar e acolher a voz do Bom Deus presente nas palavras e testemunho de vida deste magnânimo homem de Paz. Choramos pelo peso dos nossos próprios pecados que a morte-vida deste santo homem nos faz ver mais claramente.
Entretanto, não somente choramos pela morte, mas alegramo-nos com a vida. Assim como o salmista, “exultamos de alegria no Senhor” (Sl 94, 1) pelo encontro glorioso de nosso querido papa com o Senhor Deus de bondade e com todos os santos e santas, cujos quais alguns deles e delas, o próprio papa testificou a santidade, ao canonizá-los. Exultamos de alegria pelo testemunho de vida e santidade que João Paulo II nos deixou como exemplo a ser seguido. Exultamos de alegria porque sabemos que agora temos mais um intercessor nosso junto a Deus. Exultamos de alegria, enfim, porque cremos nas palavras do Senhor Jesus, ao dizer no Evangelho de João: “Quem me segue não perecerá, mas passará da morte para a vida” (Jo 5, 24).
Desse modo, aqui na terra a Igreja chora e sente a perda de um Santo Homem de Deus e lá nos céus, Deus sorri e festeja a chegada de Homem Santo da Igreja.
Que a morte do papa João Paulo II seja para o mundo descrente um sinal de conversão, e que a sua vida, agora plena junto de Deus, seja para todos os que crêem um sinal de salvação em Cristo Jesus.
Adauto Farias Em 02/04/2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário