quinta-feira, 5 de abril de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO (PE. TULA) - 05/04/12



MENSAGEM DO EVANGELHO
 05.04.2012

O VERDADEIRO EXEMPLO

Evangelho (Jo 13,1-15):  Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que tinha chegado a sua hora, hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Foi durante a ceia. O diabo já tinha seduzido Judas Iscariotes para entregar Jesus. Sabendo que o Pai tinha posto tudo em suas mãos e que de junto de Deus saíra e para Deus voltava, Jesus levantou-se da ceia, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a à cintura. Derramou água numa bacia, pôs-se a lavar os pés dos discípulos e enxugava-os com a toalha que trazia à cintura.
Chegou assim a Simão Pedro. Este disse: «Senhor, tu vais lavar-me os pés?». Jesus respondeu: «Agora não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás». Pedro disse: «Tu não me lavarás os pés nunca!». Mas Jesus respondeu: «Se eu não te lavar, não terás parte comigo». Simão Pedro disse: «Senhor, então me lava não só os pés, mas também as mãos e a cabeça». Jesus respondeu: «Quem tomou banho não precisa lavar senão os pés, pois está inteiramente limpo. Vós também estais limpos, mas não todos». Ele já sabia quem o iria entregar. Por isso disse: «Não estais todos limpos».
Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e voltou ao seu lugar. Disse aos discípulos: «Entendeis o que eu vos fiz?”. Vós me chamais de Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque sou. Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais assim como eu fiz para vós». Palavra da Salvação.

REFLEXÃO
Aqueles que seguiam a Jesus mais de perto, os seus discípulos, tiveram muitas oportunidades na vida de serem instruídos pelos ensinamentos do Mestre.
Mas, acontece que cada um deles, trazia dentro de si, marcas de suas tradições, costumes, e até mesmo princípios religiosos e culturais que as vezes não queriam abrir mão. Esta maneira de ser tornava-se difícil de ser questionada e passar pelo processo de conversão contínua.
O que mais preocupava entre eles, era justamente o fato de haver no meio deles a chamada desigualdade social, no relacionamento entre as pessoas, o sabor exagerado da visão de superioridade uns sobre os outros.
Porém, a proposta de Jesus batia diretamente com este modelo de comportamento, pois o programa que Jesus trazia como proposta do Reino, evidenciava o caráter da igualdade entre todos os seres humanos.
Daí se notava claramente que a proposta de Jesus entrava em choque com o modelo de vida da mentalidade em jogo. Mas mesmo assim Jesus não saiu do seu método de vida, acreditando que é realmente nesta meta que se devem encaminhar as coisas.
Jesus veio quebrar com determinados padrões culturais e religiosas, e que para eles, era considerado uma verdadeira revolução dos costumes e da própria vida.
Por ocasião da Ceia chegava chega o ponto de dizer que eles devem lavar os pés uns dos outros. Algo bastante constrangedor para eles, mas que representa uma grande novidade dentro desta perspectiva do Reino que Jesus veio inaugurar. Talvez, os discípulos não entenderam nada no decorrer da missão com o Mestre.
A própria reação de Pedro no Evangelho de hoje, nos mostra o horizonte cultural que estava na cabeça dele. Era portanto inadmissível aquele gesto que Jesus mandava fazer. Não cabia, como se diz, na cabeça de ninguém os discípulos lavarem os pés uns dos outros.
Talvez tenha sido até natural a reação de Pedro, mas na visão de Jesus algo mais fundamental estava atrás de tudo isto. A questão da igualdade, do serviço, da solidariedade, e muito mais.
Deste modo Jesus questionou a Pedro, dizendo que se Ele não lavasse os pés uns dos outros não poderiam ter parte com Ele na vida, nem tão pouco ser o seu discípulo.
Se de fato Pedro não permitisse que Jesus lavasse os seus pés, talvez pudesse continuar presente e vivo o modelo de sociedade reinante que não cabia a lição do serviço e da doação.
Toda aquela estrutura social que fora denunciada por Jesus em sua missão continuaria a existir em detrimento de se instalar uma nova forma de viver a comunhão e a solidariedade.
Se o projeto de Jesus não entrasse em evidencia, o Reino de Deus não passaria apenas de algo passageiro e não se presencializava no coração da história. Esta lição dada por Jesus, do serviço amoroso e despojamento de si mesmo, revelava o caráter de sua proposta revolucionária nos costumes e tradições de seu povo.
O fato de Jesus se curvar e lavar os pés dos discípulos não foi motivo de desonra e rebaixamento, mas uma atitude cristalina de que sua dignidade se manifestava dentro de tudo aquilo que Ele mesmo ensinou e pregou em sua vida.
 Esta grande lição de Jesus serve para nós hoje na nossa vida. Devemos ser servidores uns dos outros, para que possamos sonhar com os pés no chão e com os olhos abertos num novo modelo de sociedade. Uma sociedade onde reina a igualdade e a fraternidade entre nós e, assim haja o crescimento igualitário entre as pessoas. Deus vos abençoe.

VERSOS DE HOJE – DECEPÇÃO

Fiquei decepcionado
Com que me aconteceu
Tudo certo pra animar
A novena mas não deu
A doença me tocou
A noitinha me pegou
O melhor não ocorreu

Era uma grande multidão
Naquela Vila Siupé
Esperava-me ansiosa
Pra animar a sua fé
Mas o corpo não respondeu
Mal estar que me abateu
De outra vez eu ponho o pé

Voltarei no outro dia
Pra pagar minha promessa
Celebrar para este povo
Muita calma e pouca pressa
Que a Mãe da Soledade
Conceda-me de verdade
A saúde que lhe peça

PENSAMENTO DO DIA
“A conquista de novos horizontes é uma tarefa árdua e difícil, pois exige de nós força , coragem e determinação” 
Pe. Tula

Nenhum comentário:

Postar um comentário