quarta-feira, 23 de março de 2011

MISSA BODAS

MISSA DE BODAS

I – RITOS INICIAIS
  1. Comentário Inicial
Em clima de festa, nossa comunidade se reúne para louvar a Deus e agradecer-lhe os dons que nos concedeu! Vamos louvá-lo com este casal, que hoje celebra suas bodas de prata (ouro) no meio de seus familiares e amigos! Ao celebrarmos a Eucaristia, memória da morte e ressurreição do Senhor, possamos aprender a amar-nos sempre mais e fazer do amor a única lei da vida.
  1. Canto de Entrada
1. O amor é o bem maior, riqueza de valor para o coração. / O amor é eficaz e alegria traz grande emoção.
O amor é o bem maior, / É algo a encontrar. É jóia de valor que a vida faz mudar. / O amor inspiração, na vida uma canção, / O amor.
2. O amor inspira a fé / Seu poder faz até, o sol brilhar. / Em noite de luar, se o amor eu cultivar, luz haverá.
Num mundo de amor, só há inspiração / De ter essa certeza, esse bem maior. / O amor é inspiração, na vida uma canção, o amor.
  1. Acolhida
Pe.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
As.: Amém!
Pe.: Sejam bem-vindos todos vocês que procuram o Senhor! Seja bem vindo este casal que, em sua longa história de amor, experimentou a bondade de Deus!
Ass.: Bendito seja Deus que nos reuniu desde o princípio e aqui nos reuniu no amor de Cristo!
  1. Ato penitencial
Pe.: Sempre, em nossa vida, Deus nos manifestou seu amor de Pai, mesmo quando nós fomos ingratos. Arrependidos de nossas falhas contra o amor, imploremos o perdão de Deus!
1. Senhor que vieste salvar os corações arrependidos.
Piedade, piedade, piedade de nós (bis)
2. Ó Cristo, que vieste chamar os pecadores humilhados.
3. Senhor, que intercedeis por nós, junto a Deus Pai que nos perdoa.
  1. Oração de Coleta
Pe.: Oremos: Pai todo-poderoso, olhai com bondade este casal ... e ... , (com os filhos que geraram para a vida e a fé), pelo bem que praticaram em sua longa vida. E, como confirmastes, em admirável sacramento, as primícias de seu amor, abençoai os frutos de seus longos anos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
II – LITURGIA DA PALAVRA
Com.: Deus é Amor-Caridade. Certamente, para perseverarem até aqui estes noivos viveram este Amor em suas vidas. Caridade que vem de Deus e sempre permanece. Ouçamos.
  1. 1ª. Leitura (1 Cor 12,31-13-8a)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 31Aspirai aos dons mais elevados. Eu vou ainda mostrar-vos um caminho incomparavelmente superior. 13,1Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse caridade, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine. 2Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, mas se não tivesse caridade, eu não seria nada. 3Se eu gastasse todos os meus bens para sustento dos pobres, se entregasse o meu corpo às chamas, mas não tivesse caridade, isso de nada me serviria. 4A caridade é paciente, é benigna; não é invejosa, não é vaidosa, não se ensoberbece; 5não faz nada de inconveniente, não é interesseira, não se encoleriza, não guarda rancor; 6não se alegra com a iniquidade, mas se regozija com a verdade. 7Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo. 8A caridade não acabará nunca.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
  1. Salmo de Resposta
1. Senhor meu Deus, quando eu maravilhado, / Fico a pensar nas obras de Tuas mãos. / No céu azul de estrelas pontilhado, / O Teu poder mostrando a criação.
Então minh’alma canta a Ti, Senhor. Quão grande és Tu! Quão grande és Tu!
2. Quando a vagar nas matas e florestas,/ O passaredo alegre ouço a cantar. / Olhando os montes, vales e campinas, / Em tudo vejo o Teu poder sem par.
  1. Aclamação ao Evangelho
Com.: Devemos nos amar com o mesmo amor com que Deus nos amou. Aclamemos o Evangelho, cantando.
1. Eu vim para escutar / Tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor!
2. Eu gosto de escutar / Tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor!
3. Eu quero entender melhor / Tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor!
4. O mundo ainda vai viver / Tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor!
Pe.:- O Senhor esteja convosco!
As.: Ele está no meio de nós!
Pe.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
As.: Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isso, para que minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: “amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”.
- Palavra da Salvação!
- Glória a vós, Senhor!
  1. Homilia (Por conta do Presidente da Celebração)
  1. Renovação do Compromisso
Pe.: Neste aniversário de Bodas de Ouro, recordando o dia feliz, em que unistes as vossas vidas, com o vínculo indissolúvel do sacramento do Matrimônio, quereis renovar agora, diante de Deus, aquele santo compromisso. Para que este propósito seja reafirmado pela graça divina, elevai ao Senhor as vossas preces.
Esposo: Bendito sois, Senhor, porque, por vossa graça, recebi ... por minha esposa.
Esposa: Bendito sois, Senhor, porque, por vossa graça, recebi ... por meu esposo.
O Casal: Bendito sois, Senhor, porque, na alegria e na tristeza, sempre contamos com a vossa presença. Nós vos pedimos, continuai ajudando-nos a conservar fielmente o nosso amor, para sermos dignas testemunhas da aliança que fizestes com a humanidade.
Pe.: O Senhor vos guarde durante todos os dias da vossa vida. Nas aflições, seja o vosso consolo. Na prosperidade, a vossa assistência. E conserve o vosso lar na abundância de suas bênçãos. Por Cristo, nosso Senhor!
As.: Amém!
  1. Benção das Alianças
Pe.: Senhor, aumentai e santificai o amor destes vossos filhos. E aqueles que, um dia, se entregaram mutuamente estas alianças em sinal de fidelidade, cresçam sempre na graça do sacramento. Por Cristo, nosso Senhor!
As.: Amém!
  1. Oração da Assembléia
Pe.: Irmãos e irmãs, invoquemos a misericórdia de Deus Pai todo-poderoso, que, com sua providência e sabedoria, quis simbolizar a história da salvação no amor, na fidelidade e na fecundidade conjugal.
1. Pai santo, que tendes o nome de Fiel, que exigis, mas recompensais a observância da aliança, dignai-vos cumular de bênçãos estes vossos filhos ... e ..., que comemoram os 50 anos de casamento. R.
R= Renovai, Senhor, a fidelidade dos vossos filhos!
2. Pai santo, que com o Filho e o Espírito Santo viveis desde toda eternidade, em perfeita unidade e comunhão de amor, fazei que estes vossos filhos se lembrem de cumprir por toda a vida a aliança de amor que firmaram pelo casamento. R.
3. Pai santo, que orientais para vós a caminhada dos que prometem fidelidade no sacramento do matrimônio – fazei que estes vossos filhos se esforcem por seguir sempre o Evangelho de Cristo. R.
4. Pai santo, que quisestes fazer da união conjugal um ensinamento de vida cristã – concedei que todos os casados se transformem em testemunhas do vosso amor. R.
Pe.: Ó Deus, em cuja providência a sociedade familiar tem seu fundamento firme, atendei, misericordioso, às preces dos vossos servos, e fazei que, seguindo o exemplo da Sagrada Família, celebrem sem fim os vossos louvores na alegria de vossa casa. Por Cristo, nosso Senhor!
R = Amém!
III – LITURGIA EUCARÍSTICA
  1. Procissão das Ofertas feitas pela Família
  1. Canto de preparação das Ofertas
- Um coração para amar, pra perdoar e sentir / Para chorar e sorrir ao me criar tu me destes / Um coração pra sonhar, inquieto e sempre a bater ansioso por entender as coisas que tu me deste.
Eis o que eu venho te dar! / Eis o que eu ponho no altar! / Toma senhor que ele é teu! / Meu coração não é meu!
- Quero que o meu coração, seja tão cheio de paz / Que não se sinta capaz, de sentir ódio ou rancor. / Quero que a minha oração, possa me amadurecer / Leve-me a compreender as consequencias do amor.
  1. Orai, irmãos e irmãs...
  1. Sobre as oferendas
Pe.: Aceitai, ó Deus, estas oferendas de ação de graças pelos vossos filhos ... e ... que viveram unidos cinqüenta anos na sinceridade da fé, e esperam alcançar da vossa bondade os dons da unidade e da paz. Por Cristo, nosso Senhor.
As.: Amém!
  1. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
Pe.: O Senhor esteja convosco.
As.: Ele está no meio de nós.
Pe.: Corações ao alto.
As.: O nosso coração está em Deus.
Pe.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
As.: É nosso dever e nossa salvação.
  1. PREFÁCIO: O grande sacramento
Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Vós fizeste uma nova aliança com vosso povo, e, tendo-nos redimidido pela morte e ressurreição de Cristo, nos tornastes participantes da vida divina e herdeiros da glória eterna. Para imagem dessa aliança, escolheste a união do homem e da mulher, de modo que, assim, o sacramento do matrimônio nos recorde o vosso plano de amor. Por essa razão, os anjos celebram vossa grandeza, os santos proclamam vossa bondade. Concedei-nos também a nós associar-nos aos seus louvores, cantando (dizendo) a uma só voz:
  1. SANTO
O Senhor é Santo (3x)
1. O Senhor é nosso Deus, O Senhor é nosso Pai. / Que o Seu reino de amor, se estenda sobre a terra.
2. Bendito o que vem, em Nome do Senhor. (2x) / Hosana, Hosana, Hosana.
Pe.: Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito.
As.: Santificai e reuni o vosso povo!
Pe.: Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e (+) o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.
As.: Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
Eis o mistério da fé!
Pe.: Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.
Pe.: Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu; e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade.
As.: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
Pe.: Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.
As.: Fazei de nós um só corpo e um só espírito!
Pe.: Que ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, os vossos Apóstolos e Mártires (o santo do dia ou padroeiro), e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.
As.: Fazei de nós uma perfeita oferenda!
Pe.: E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa (N.), o nosso bispo (N.), com os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes.
As.: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
Pe.: Atendei às preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.
As: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
Pe.: Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso.
As.: A todos saciai com vossa glória!
Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.
Pe.: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre!
As.: Amém!
  1. Pai nosso
  2. Oração sobre a esposa e o esposo
Nós vos louvamos e bendizemos, Deus criador de todas as coisas, que no princípio criastes o homem e a mulher para constituírem uma sociedade de vida e de amor. E também vos agradecemos, Senhor vos dignastes abençoar o casamento dos vossos filhos ... e ... para ser uma imagem da união de Cristo com a igreja. Olhai, agora, com bondade para eles e, como lhes preservastes a união em meio a alegrias e tristezas, assim renovai neles sempre a aliança nupcial, aumentando a caridade e reforçando os laços da paz, a fim de merecerem receber a vossa benção na companhia dos parentes que os rodeiam. Por Cristo nosso Senhor.
  1. Canto de paz
Paz, paz de Cristo! Paz, paz que vem do amor lhe desejo irmão! / Paz, que é felicidade de ver em você Cristo nosso irmão.
1. Se algum dia na vida, você de mim precisar. / Saiba que sou teu amigo,
pode comigo contar.
2. O mundo dá tantas voltas, a gente vai se encontrar. / Quero que nas voltas da vida
a tua mão apertar.
  1. Cordeiro de Deus
As.: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! (bis)
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz!
Pe.: Felizes os convidados para a ceia do Senhor! Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!
As.: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo!
  1. Canto de comunhão
1. Cantar a beleza da vida, presente do amor sem igual: / Missão do Teu povo escolhido! Senhor, vem livrar-nos do mal!
Vem dar-nos Teu Filho, Senhor, sustento no pão e no vinho, e a força do Espírito Santo. Unindo Teu povo a caminho!
2. Falar do Teu filho às nações, vivendo como Ele viveu: Missão do Teu povo escolhido, Senhor, vem cuidar do que é Teu!
3. Viver o perdão sem medida, servir sem jamais condenar: Missão do Teu povo escolhido, Senhor, vem conosco ficar!
4. Andar os caminhos do mundo, plantando Teu Reino de paz: Missão do Teu povo escolhido, Senhor, nossos passos refaz!
  1. Oração pós-comunhão
Pe.: Alimentados à vossa mesa, nós vos pedimos, ó Deus, que guardeis na santidade este casal ... e ... , até os receberdes no convívio do céu, após uma longa vida. Por Cristo, nosso Senhor.
IV – RITOS FINAIS
  1. Mensagens final
  2. Agradecimentos
  3. Benção Final
Pe.: O Deus todo-poderoso vos conceda a sua alegria e vos abençoe em vossos filhos.
As.: Amém!
Pe.: O Filho de Deus vos acompanhe com solicitude na alegria e na tristeza.
As.: Amém!
Pe.: O Espírito Santo derrame sem cessar a caridade em vossos corações.
As.: Amém!
Pe.: Proclamai o todos o amor de Deus! Ide em paz e o Senhor vos acompanhe!
As.: Graças a Deus!
  1. Canto final
- Que nenhuma família comece em qualquer de repente. / Que nenhuma família termine por falta de amor. / Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente. / E que nada no mundo separe um casal sonhador.
- Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte. / Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois. / Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte. / Que eles vivam do ontem, no hoje e em função de um depois.
- Que a família comece e termine sabendo onde vai. / E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai. / Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor. / E que os filhos conheçam a força que brota do amor.
Abençoa, Senhor, as famílias, amém. / Abençoa, senhor, a minha também!
- Que marido e mulher tenham força de amar sem medida. / Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão. / Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida. / Que a família celebre a partilha do abraço e do pão.
- Que marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos. / Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois. / Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho. / Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário