quarta-feira, 23 de março de 2011

CANTOS PARA CATEQUESE

ASSEMBLEÍA DE CATEQUESE DA PRELAZIA DE CAMETÁ


1. ALMA MISSIONÁRIA

- Senhor,/ toma essa vida nova/ antes que a espera/ me faça desgastar./ Estou/ disposto ao que queiras/ não importa o que seja,/ Tu chamas-me a servir

Leva-me aonde os homens/ necessitem Tua palavra,/ necessitem/ a força de viver./ Onde falte a esperança,/ onde tudo seja triste simplesmente/ por não saber ti

- Te dou/ meu coração sincero/ para gritar sem medo:/ “Formoso é Teu amor!”/ Senhor,/ tenho alma missionária/ conduza-me à terra/ que tenha sede de Ti

- E, assim/ eu partirei cantando,/ por terras anunciando/ Tua beleza, Senhor!/ Terei/ meus braços sem cansaço/ Tua história em meus lábios/ e a força na oração.

2. AQUI CHEGANDO, SENHOR!

Aqui chegando, Senhor,/ que poderemos te dar?(bis)

Um simples coração e uma vontade de cantar (bis)./ Recebe o nosso louvor e a tua paz vem nos dar (bis)./ A tua graça, Senhor, melhor que a vida será (bis)./ E o teu amor será manancial. (bis) De água boa a jorrar, pra nossa sede estancar. (bis)

3. NAS HORAS DE DEUS, AMÉM!

- Nas horas de Deus, Amém! Pai, Filho e Espírito Santo! (2x)/ Luz de Deus em todo canto,/ nas horas de Deus, amém! (2x)

- Nas horas de Deus, Amém!/ Que o bem nos favoreça, (2x)/ Que o mal não aconteça,/ nas hora de Deus, Amém! (2x)

- Nas horas de Deus, Amém!/ Que o coração do meu povo,/ De amor se torne novo,/ nas horas de Deus, Amem! (2x)

- Nas horas de Deus, Amém!/ Deus abençoe os artistas,/ As crianças e as catequistas,/ nas horas de Deus, Amém! (2x)

4. GLORIFICADO SEJA

- De todos cantos viemos para louvar o Senhor,/ Pai de eterna bondade, Deus vivo e libertador./ Todo o povo reunido num canto novo louvor.

R= Glorificado seja, bendito seja Jesus Redentor! (bis)

- Os Pais e mães de família venham todos celebrar./ A força nova da vida vamos alegres cantar./ A juventude e as crianças todos reunidos no amor.

- Bendito o Deus da esperança que anima a gente a andar./ Bendito o Cristo da vida que ensina a gente a amar./ Bendito o Espírito Santo que faz o povo criador.

5. MISSÃO DE TODOS NÓS

O Deus que me criou,/ me quis, me consagrou/ para anunciar o teu amor! (2x)

- Eu sou/ como a chuva em terra seca./ Pra saciar, fazer brotar,/ Eu Vico para amar e pra servir. (bis)

É missão de todos nós./ Deus chama, eu quero ouvir a sua voz! (Bis)

- Eu sou/ como a flor por sobre o muro./ Eu tenho mel, sabor do céu,/ Eu vivo para amar e pra servir. (bis)

- Eu sou/ como estrela em noite escura./ Eu levo a luz, sigo a Jesus,/ Eu vivo para amar e pra servir. (bis)

- Eu sou/ como abelha na colméia./ Eu vou voar, vou trabalhar,/ Eu vivo para amar e pra servir. (bis)

6. DEUS CHAMA A GENTE

1. Deus chama a gente pra um momento novo, / de caminhar junto com seu povo. / É hora de transformar o que não dá mais. / Sozinho, isolado ninguém é capaz.

Por isso vem! Entra na roda co’a gente,/ Também você é muito importante! (bis)

2. Não é possível crer que tudo é fácil./ Há muita força que produz a morte,/ gerando dor, tristeza e desolação./ É necessário unir o cordão.

3. A força que hoje faz brotar a vida,/ Atua em nós pela sua graça./ É Deus que nos convida pra trabalhar,/ o amor repartir e as forças juntar.

7. VINDE, VEDE E ANUNCIAI!

- Ó Vinde, Continente da Esperança,/ celebrar a confiança, o martírio e a missão./ Ó povo, é chegada a nossa hora./ Vamos todos sem demora/ partilhar o mesmo pão.

Vinde, vede e anunciai (anunciai)/ o Evangelho do Senhor (com todo ardor)./ Com nova expressão,/ é a Igreja em missão/ um compromisso de amor.

- Ó vede tanta fome e injustiça/ pranto, dor, morte e cobiça/ golpeando o nosso irmão./ O branco, o negro, o índio espoliado/ quanto sangue derramado/ a clamar libertação.

- Anunciai América Latina,/ com Maria peregrina/ ide aos pobres proclamar:/ Que Deus vem ao encontro do seu povo/ recriando o mundo novo/ faz a Igreja caminhar.

- Agora com ardor missionário/ todo o povo solidário/ quer rever sua missão./ Criar um novo rosto de Igreja/ construída na pobreza:/ Nova evangelização.

8. MESTRE, ONDE MORAS?

- No meu coração sinto o chamado,/ fico inquieto, preciso responder./ Então pergunto: “Mestre, onde moras?/ E me respondes que é preciso caminhar./ Seguindo teus passos,/ fazendo a história, / Construindo o novo/ no meio do povo. (Bis)

Mestre, onde moras?/ Mestre, onde estás?/ No meio do povo,/ Vem e verás. (Bis)

- Te vejo em cada rosto das pessoas./ Tua imagem me anima e faz viver./ No coração amigo que se doa,/ no sonho do teu Reino acontecer./ Teu Reino é justiça é paz, é missão./ é a Boa Nova da Libertação.

- Tua palavra abre novos horizontes./ É convite de serviço aos irmãos./ Me consagra, me envia a assumir/ teu projeto nesta vida, neste chão.../ Meu sim é resposta./ É meu jeito de amar./ Estar com teu povo e contigo morar.

9. SÃO VICENTE, AMIGOS DOS POBRES!

São Vicente, Amigo dos pobres, Amigo da gente, Amigo de Deus. (bis)

1. Coração humilde, sem marcas de ambição,/ sempre ajudando o seu irmão. (bis)

2. Coração que acolhe o pobre e o sofredor,/ cheio de ternura e de amor. (bis)

10. NOVA GERAÇÃO

1. Eu venho do sul e do norte, do oeste e do leste, de todo lugar. / Estradas da vida eu percorro levando socorro a quem precisar. / Assunto de paz é meu forte. Eu cruzo montanhas, mas vou aprender. / O mundo não me satisfaz. O que eu quero é a paz. O que eu quero é viver.

No peito eu levo uma cruz. No meu coração o que disse Jesus! (2x)

2. Eu sei que eu não tenho a idade da maturidade de quem já viveu. / Mas sei que eu já tenho a idade de ver a verdade. O que eu quero é ser eu. / Num mundo ferido e cansado de um negro passado, de guerras sem fim./ Tem medo da bomba que fez e da fé que desfez, mas aponta pra mim.

3. Eu venho trazer meu recado.Não tenho passado, mas sei entender/ que um jovem foi crucificado por ter ensinado a gente a viver./ Eu grito a o meu mundo descrente que eu quero ser gente, que eu creio na cruz. Eu creio na força do jovem que segue o caminho do Cristo Jesus.

11. ÁGUA VIVA

Eu te peço desta água que tu tens. És água viva, meu senhor!/ Tenho sede e tenho fome de amor e acredito nesta fonte de onde vens./ Vens de Deus, estás em Deus, também és Deus e Deus contigo faz um só./ Eu, porém, que vim da terra e volto ao pó quero viver eternamente ao lado teu.

És água viva, és vida nova e todo dia me batizas outra vez./ Me fazes renascer, me fazes reviver. Eu quero água desta fonte de onde vens. (2x)

12. AMAR COMO JESUS AMOU

Um dia uma criança me parou./ Olhou-me nos meus olhos a sorrir./ Caneta e papel na sua mão,/ Tarefa escolar para cumprir./

E perguntou no meio de um sorriso /O que é preciso para ser feliz?

Amar como Jesus amou./ Sonhar como Jesus sonhou./ Pensar como Jesus pensou./ Viver como Jesus viveu./ Sentir o que Jesus sentia./ Sorrir como Jesus sorria./ E ao chegar ao fim do dia/ Eu sei que dormiria muito mais feliz.

Ouvindo o que eu falei ela me olhou/ E disse que era lindo o que eu falei./ Pediu que eu repetisse, por favor,/ Mas não dissesse tudo de uma vez./ E perguntou de novo num sorriso/ O que é preciso para ser feliz?

Depois que eu terminei de repetir/ Seus olhos não saíram do papel./ Toquei no seu rostinho e a sorrir./ Pedi que ao transmitir fosse fiel./ E ela deu-me um beijo demorado/ E ao meu lado foi dizendo assim.. Amar como Jesus amou.

13. GENTE LIVRE

É uma procissão de gente livre./ Gente que acredita no Senhor./ Livres, mas Deus comprometidos/ a levar ao mundo a Boa Nova. (bis)

Deus é nosso Pai!/ O mundo tem conserto./ Tudo mudará se for do jeito certo. (bis)

E o jeito certo é Jesus!/ O jeito certo é Jesus! (bis)

14. MEU CORAÇÃO BATE MAIS FORTE

Meu coração bate mais forte,/ Bate forte,/ Cada vez que eu vou pro meio do povo de Deus. (bis)

Quando o povo cala./ Quando o povo grita./ Quando o povo fala, Eu quero ouvir o que ele diz./ Quando o povo canta./ Quando o povo dança./ Quando o povo ri meu coração bate feliz.

15. SENHORA E RAINHA

- O povo te chama de Nossa Senhora / Por causa de Nosso Senhor./ O povo te chama de mãe e rainha/ Porque Jesus Cristo é o rei do céu./ E por não te ver como desejaria/ Te vê com os olhos da fé./ Por isso ele coroa a tua imagem, Maria/ Por seres a mãe de Jesus,/ Por seres a mãe de Jesus de Nazaré.

Como é bonita uma religião que se lembra da Mãe de Jesus./ Mais bonito é saber quem tu és!/ Não és Deusa, não és mais que Deus/ Mas, depois de Jesus, o Senhor/ Neste mundo ninguém foi maior...

- Aquele que lê a palavra divina/ Por causa de Nosso Senhor./ Já sabe o que o livro de Deus nos ensina. / Que só Jesus Cristo é o intercessor!/ Porém, se podemos orar pelos outros,/ a mãe de Jesus pode mais./ Por isso te pedimos em prece: ó Maria!/ Que leves o povo a Jesus/ Porque, de levar a Jesus, entendes mais.

16. MEU CATECISMO

Se acreditar em Deus for esperar um mundo diferente,/ Lá, onde não há ricos por demais e onde não há mendigos./ Lá, onde ninguém pisa no irmão e todo irmão se sente gente./ Lá, onde o cidadão vai onde quer e sem correr perigo.

Se acreditar em Deus for apostar que o mundo tem conserto/ Que o ser humano é bom e, esmo se ele errar ainda vale a pena.

Se crer em Deus é crer num Pai que nos criou e apostou em nós./ Então pode escrever que eu assino!/ Eu creio em Deus / Porque eu tenho esperança! É este o catecismo que eu ensino!

17. CANÇÃO EM FÉ MAIOR

E se eu tivesse a mesma fé que motivou Pai Abraão./ A mesma fé dos patriarcas e dos profetas de Israel/ Eu falaria mais com Deus./ E se eu falasse mais com Deus igual Jesus e sua mãe./ E se eu levasse esses mistérios guardados no meu coração,/ Eu viveria bem melhor.

Foi por ter fé que Abraão tornou-se pai de multidão./ Foi por ter fé que tanta gente viu florescer sua semente./ E contra toda esperança, esperou,/ pela fé foi que o vencido em vencedor se transformou./ E se eu tivesse fé.../ E se eu tivesse fé...O mundo mudaria ao meu redor!

18. SANTO LIVRO

Santo Livro, Santo Livro/ Louvado seja Deus por seus autores/ Louvado seja Deus por seus leitores./ Santo Livro, Santo Livro/ Santo livro que me ensina a contemplar./ Santo Livro, Santo Livro./ Santo Livro que me ensina a caminhar./

Quem te lê com amor e com fé, Santo Livro,/ Certamente viverá melhor./ Quem te estuda querendo aprender, Santo Livro,/ Saberá caminhar, saberá.

19. EU NÃO SOU DIGNO (A)

Eu não sou digno, ó meu Senhor, eu não sou digno/ de que tu entres, ó meu Senhor, na minha casa,/ porque és tão santo e eu pecador./ E eu nem me atrevo a te pedir este favor.

Eu não sou digna, ó meu Senhor, eu não sou digna,/ de que tu entres, ó meu Senhor na minha casa./ Meu coração é tão pecador,/ que eu nem me atrevo a te pedir este favor!

Mas se disseres uma palavra/ a minha casa se transformará./ Uma palavra é suficiente/ suavemente ela nos salvará.

20. MINHA LUZ É JESUS

- Dentro de mim existe uma luz que me mostra por onde eu deverei andar./ Dentro de mim também mora Jesus que me ensina a buscar o seu jeito de amar.

Minha Luz é Jesus / e Jesus me conduz pelos caminhos da Paz. (bis)

- Dentro de mim existe um farol que me mostra por onde eu deverei remar./ Dentro de mim Jesus Cristo é o sol que me ensina a buscar o seu jeito de sonhar.

21. ENTRADA DA BÍBLIA

A Comunidade dança alegre e canta/ Acolhendo agora a Palavra Santa! (bis)

1. A Palavra vem,/ vem nos libertar,/ como um vento forte/ a nos arrastar.

2. A Palavra vem,/ fala o coração,/ chega como a chuva,/ fecundando o chão.

22. TUA PALAVRA É ...

Tua Palavra é luz do meu caminho! Luz do meu caminho, meu Deus, tua Palavra é! (2x)

1. Tua Palavra está nas ondas do mar./ Tua Palavra está no sol a brilhar./ Tua Palavra está no pensamento, no sentimento./ Tua Palavra está! (bis)

2. Tua Palavra está na beleza da flor./ Tua Palavra está na pureza do amor./ Tua Palavra está na amizade, na liberdade./ Tua Palavra está! (bis)

23. FAZEI RESSOAR

Fazei ressoar (ressoar)/ a Palavra de Deus em todo lugar! (bis)

Na cultura, na história, vamos expressar/ levando a Palavra de Deus em todo lugar./ Vamos lá!

Na cultura popular, vamos catequizar,/ celebrando fé e vida em todo lugar./ Vamos lá!

24. NÃO POSSO RESPIRAR

Não posso respirar. Não posso mais nadar./ A terra está morrendo. Não dá mais pra plantar./ E se plantar não nasce. E se nascer não dá./ Até pinga da boa é difícil de encontrar. (2x)

Cadê a flor daqui? Poluição comeu./ O peixe que é do mar? Poluição comeu./ O verde onde é que tá? Poluição comeu./ Nem o Chico Mendes sobreviveu.

25. O QUE É, O QUE É?

Eu fico com a pureza da resposta das crianças./ É a vida. É bonita e é bonita.

Viver... E não ter a vergonha de ser feliz./ Cantar, e cantar, e cantar, a beleza de ser um eterno aprendiz./ Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será. / Mas isso não impede que eu repita: / É bonita! (3x)

E a vida, e a vida o que é, diga lá, meu irmão?/ Ela é a batida de um coração? Ela é uma doce ilusão? Ê, ô!/ Mas e a vida, ela é maravilha ou é sofrimento./ Ela é alegria ou lamento?/ O que é, o que é, meu irmão?

Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo./ É uma gota. É um tempo que nem dá um segundo./ Há quem fale que é um divino mistério profundo./ É o sopro do criador numa atitude repleta de amor./ Você diz que é luta e prazer./ Ela diz que a vida é viver./ Ela diz que o melhor é morrer, pois amada não é e o verbo é sofrer./ Eu só sei que confio na moça, e na moça eu ponho a força da fé./ Somos nós que fazemos a vida/ como der, ou puder, ou quiser./ Sempre desejada, por mais que esteja errada./ Ninguém quer a morte. Só saúde e sorte./ E a pergunta rola e a cabeça agita ...

Eu fico com a pureza da resposta das crianças / É a vida. É bonita e é bonita (No gogó!)

Viver... E não ter a vergonha de ser feliz.

26. ETERNO É SEU AMOR

- Ao Senhor dos Senhores cantai!/ Ao Senhor, Deus dos deuses, louvai!/ Maravilhas só ele é quem faz!/ Bom é Deus, ao Senhor pois amai!

- Com saber ele fez terra e céu/ sobre as águas a terra firmou/ para o dia reger fez o sol e as estrelas pra noite criou.

Porque eterno é seu amor por nós,/ eterno é seu amor! (bis)

- Poderosos sem dó abateu./ A famosos reis desbaratou./ Sua terra Israel recebeu/ como herança a seu povo entregou.

- Se lembrou de nós na humilhação./ Ao Senhor Salvador proclamai!/ D’ele nós recebemos o pão,/ ao Senhor, Deus dos céus, celebrai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário