quarta-feira, 23 de março de 2011

CANTOS PARA A QUARESMA

Cantos para o Tempo da QUARESMA


1. HINO DA CF - 2010

Jesus Cristo anunciava por primeiro / Um novo reino de justiça e seus valores: (Mt 4,17) / “vós não podeis servir a deus e ao dinheiro / E muito menos agradar a dois senhores”. (mt 6,24)

1. Voz de um profeta contra o ídolo e a cobiça: / “endireitai hoje os caminhos do senhor!” (Mt 3,3) / Produzi frutos de partilha e de justiça! (Lc 3,8.11) / Chegou o reino: convertei-vos ao amor! (Mt 3,2)

2. Não é a riqueza nem o lucro sem medida / Que geram paz e laços de fraternidade; (Lc 16,19-31) / Mas todo o gesto de partilha em nossa vida (Mc 12,42-44) / Que faz a fé se transformar em caridade. (Gl 5,6)

3. No evangelho encontrareis a luz divina, / Não no supérfluo, na ganância e na ambição. / Ide e vivei a boa-nova que ilumina (Mt 7,21) / E a palavra da fraterna comunhão. (Mt 18,20)

2. Pregão Quaresmal

- João Batista clamou no deserto:/ “Preparai ao Senhor uma estrada,/ eis que o reino de Deus está perto,/ escutai, geração transviada!”

Mudai de vida, mudai!/ Convertei-vos de coração!/ fazei a vontade do Pai,/ amai, servi aos irmãos,/ fazei a vontade do Pai,/ lutai por um mundo de irmãos;/ fazei a vontade do Pai,/ o chão é de todos e o pão!

- Jesus Cristo, o Filho de Deus,/ batizado por João no Jordão,/ inaugura o reino do Pai/ co’este santo e solene pregão:

3. Aclamação

Honra, Glória, poder e louvor,/ a Jesus, nosso Deus e Senhor!

1º. Domingo da Quaresma:

O homem não vive somente de pão,/ mas de toda palavra da boca de Deus!

4. Sê bendito!

Sê bendito, Senhor, para sempre / Pelos frutos das nossas jornadas! / Repartidos na mesa do reino, / Anunciam a paz almeijada!

Senhor da vida, / Tu és a nossa salvação! / Ao preperarmos a tua mesa, / Em ti buscamos ressurreição!

5. Eis o tempo de conversão!

Eis o tempo de conversão, / Eis o dia da salvação: / Ao Pai voltemos, juntos andemos. / Eis o tempo de conversão!

1a.Os caminhos do Senhor são verdade, são amor: / Dirigi os passos meus: em vós espero, Ó Senhor! / Ele guia ao bom caminho quem errou e quer voltar: / Ele é bom, fiel e justo: Ele busca e vem salvar. (Sl. 25)

6. Reconciliai-vos com Deus

Reconciliai-vos com Deus!/ Em nome de Cristo, rogamos./ Que não recebais em vão/ sua graça, seu perdão;/ eis o tempo favorável,/ o dia da salvação!

- O mau deixe sua maldade,/ pecador, deixe seus planos,/ ao Senhor volte e verá/ o perdão de seus enganos./ Meu pensar não é o vosso,/ vosso agir não é o meu;/ tão distantes um do outro/ quanto a terra está do céu.

- Como a chuva cai do céu/ e não volta sem molhar,/ sem encher de vida o chão,/ sem nos dar o trigo e o pão./ Assim faz minha palavra;/ nunca volta a mim em vão,/ sem fazer minha vontade,/ sem cumprir sua missão!

7. A necessidade era tanta e tamanha

A necessidade era tanta e tamanha / Que a fraternidade saiu em campanha, / Andou pelos vales, subiu as montanhas / Foi levar o seu pão.

A dor era tanta, a injustiça tamanha, / Que a luz de Jesus que o seu povo acompanha / O iluminou pra viver em campanha / Em favor dos irmãos.

Um só coração e uma só alma, / Um só sentimento em favor dos pequenos / E o desejo feliz de tornar o país mais irmão e fraterno

Vão fazer de nós / Povo do Senhor / Construtores do amor, operários da paz, mais fiéis a Jesus; Vão fazer nossa igreja / Uma Igreja mais santa / E mais plena de luz.

Erguer as mãos com alegria / Mas repartir também o pão de cada dia! (3v)


Nenhum comentário:

Postar um comentário