segunda-feira, 1 de junho de 2009

QUIXERAMOBIM COMEMORA O PADROEIRO SANTO ANTÔNIO

Manifestações de religiosidade popular

Teve inicio neste domingo, dia 31 de maio, as comemorações do Padroeiro de Quixeramobim, Santo Antônio, a maior festa religiosa da região do sertão central cearense.

Padre José van Esch faz o hasteamento da bandeira - Img. Crisanto Teixeira
Padre José van Esch faz o hasteamento da bandeira - Img. Crisanto Teixeira
Por volta das 9 h da manhã deste domingo 31 de maio , cerca de 200 veículos, entre automóveis, camionetas e motocicletas participaram de carreata pelas principais ruas da cidade de Quixeramobim, sertão central do estado.
Carreata de Santo Antônio - Img.Crisanto Teixeira

O encerramento se deu em frente à Igreja Matriz. O vigário padre Sérgio acompanhado do padre cooperador Adauto, promoveram a benção dos veículos, desejando aos visitantes uma boa estadia, bem como, abençoando os transportes que serão utilizados por romeiros e devotos de Santo Antônio, no deslocamento à Quixeramobim.
Padres Sérgio e Adauto, benção dos veículos - Img. Crisanto Teixeira

Por volta das 18:30 min, católicos integrantes de várias pastorais saíram em caminha dos bairros com destino a Matriz, onde reunidos no pátio do tempo santo, participaram do hasteamento da bandeira do padroeiro, marcando oficialmente, o inicio dos festejos religiosos. Em seguida foram celebrados os atos litúrgicos, entre eles a novena e missa campal, que contou com a participação de aproximadamente 10 mil católicos.
Padres da Paróquia de Santo Antônio - Img. Crisanto Teixeira

A festa do padroeiro de Quixeramobim tem como tema geral: Com Santo Antônio, busquemos a paz que é fruto da justiça e o objetivo geral será reanimar a fé e a espiritualidade cristãs, fortalecendo o sentido da justiça para que haja paz familiar e social.
Padre José e Irmã Paula, felizes com o reencontro - Img. Crisanto Teixeira

Todas as noites no barracão de Santo Antônio acontecerá a valorização da cultura local, constando da programação: serestas, quadrilhas, reisado, coral, bandas de forró, leilão de prendas doadas pelos devotos, além da comercialização do artesanato, comidas típicas e bebidas variadas.
Fé e Devoção a Santo Antônio - Img. Crisanto Teixeira

O evento ficará encerrado dia 13 de junho, com a celebração de missa solene e procissão, que contará com a participação do Bispo Diocesano D. Ângelo Pingoli. A Festa do padroeiro é uma realização da Paróquia de Santo Antônio, contando com apoio do Ministério do Turismo, Prefeitura de Quixeramobim e da TV DIÁRIO.

Crisanto Teixeira - Radialista e Jornalista

31/05/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário