terça-feira, 16 de junho de 2009

PROCISSÃO ENCERRA AS FESTAS DO PADROEIRO

Chega ao fim a festa de Santo Antônio
Demonstração de fé e religiosidade dos quixeramobinenses marca os últimos instantes das comemorações do Padroeiro.

Procissão de Santo Antônio - Img. Crisanto Teixeira
A procissão do glorioso Santo Antônio, a cada ano vem se constituindo numa das grandes demonstrações de religiosidade popular. Este ano, cerca de dez mil devotos participaram da procissão em louvor ao Padroeiro. O clero, religiosas, pastorais, leigos, devotos, autoridades e o povo em geral se inseriram no santo cortejo, que percorrer as principais ruas da cidade.

O vigário da paróquia de Santo Antônio, padre Francisco Sérgio de Oliveira, juntamente com os padres colaboradores Adauto, Alexandre e Pedro, representaram o clero durante a manifestação popular de amor a Santo Antônio. Autoridades como o deputado Cirilo Pimenta, também prestigiou o evento religioso, habito, que já vem mantendo por vários anos.

Após a procissão, a benção e o sagrado santíssimo se inserem nos atos de encerramento dos festejos. Por último, a queima de fogos, num verdadeiro show pirotécnico e o arreamento da bandeira do Padroeiro, que por 14 dias tremulou no mastro fincado na Praça da Matriz. Nesses instantes finais, ainda resta à esperança para as mulheres que fizeram promessa com o santo casamenteiro, em encontrar sua alma gêmea.


Os agradecimentos vieram com a benção do pároco Padre Sérgio, que nominalmente foi citando os que ajudaram a realizar a maior festa religiosa do sertão central. Agradeceu e ao mesmo tempo convidou a comunidade para dar continuidade as praticas religiosas no dia-a-dia. Citou ainda, a participação do emérito Padre José van Esch, que veio da Holanda especialmente paras as festas. O Deputado Cirilo Pimenta falou em nome das autoridades, fez referências elogiosas ao povo do lugar pela brilhante participação da festa de Santo Antônio.
Crisanto Teixeira - Radialista e Jornalista
13/06/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário