FICHA 03 : A ORIGEM DOS SACRAMENTOS
Geralmente se diz que os sacramentos foram
instituídos por Jesus Cristo. No entanto, os evangelhos nos relatam apenas a
respeito de dois sacramentos que foram claramente instituídos por Jesus: a eucaristia e o batismo. Na aparição do
Senhor ao grupo dos apóstolos na tarde do dia da ressurreição, quando Ele
soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo! A quem perdoardes os
pecados ser-lhes-ão perdoados; aos quais retiverdes, ser-lhes-ão retidos”, se
vê ainda a instituição do sacramento da penitência.
Poderia-se entender a instituição
dos sacramentos como uma ordem, um ato jurídico de Jesus. Mas para podermos
afirmar tal instituição dos outros sacramentos não se encontram dados suficientes
no Novo Testamento, embora todos os sete sejam de alguma maneira mencionados
nos Atos ou em cartas dos apóstolos.
No entanto, a origem dos sacramentos
em Jesus Cristo
pode ser vista de outra maneira, como de fato vários Padres da Igreja a tem
visto e como o Concílio Vaticano II, que também a esse respeito voltou às
fontes, reafirmou. Conforme eles, os sacramentos não têm sua origem num ato
jurídico de Jesus, mas no seu próprio ser. Como Ele é sacramento do Pai e a
Igreja é sacramento de Jesus Cristo, assim a Igreja, o sacramento universal, se
desdobra nos sete sacramentos. Eles têm,
portanto, sua origem em Jesus, como a Igreja mesma. O Vaticano II diz em sua Constituição
sobre a Sagrada Liturgia, a “Sacorsanctum Concilium”, citando Santo Agostinho: “Do
lado aberto de Cristo dormindo na cruz nasceu o admirável sacramento de toda a
Igreja” (SC 5). A origem da Igreja e, com ela, dos sacramentos, é, portanto,
não um mandato jurídico, e sim um ato vivencial Dele, pelo qual o Senhor da
Glória se torna e fica presente na Igreja, seu corpo místico, até o fim dos
tempos.
O evangelista São João escreve no
seu evangelho que Jesus morrendo entregou o espírito. Com isso ele quer dizer
mais do que simplesmente afirmar a morte de Jesus. Pelo contexto do quarto
evangelho é claro que São João quer dizer que Jesus na sua morte entregou o
Espírito Santo e que assim nasceu a Igreja com os sacramentos, particularmente os
do batismo e da eucaristia, simbolizados pelo sangue e a água que jorraram do lado
aberto de Jesus.
Perguntas
para reflexão pessoal ou em grupos:
1.
Porque a
explicação da origem dos sacramentos aqui apresentada pode satisfazer mais do
que
a
tradicional, que supõe um ato jurídico de Jesus para cada sacramento?
2.
Por que os
sacramentos podem ser chamados “sinais do amor de Deus”?
Fonte: http://www.cnbb.org.br/site/component/docman/cat_view/236-liturgia-em-mutirao-iii?start=20
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