Feriado dedicado a Corpus Christi, dia 07 de junho de 2012, oitavo dia da programação da Festa de Santo Antônio, padroeiro de todos os Quixeramobinenses. Com o feriado prolongado vários conterrâneos se deslocaram de suas cidades de origem, até Quixeramobim, para junto aos familiares e amigos, comemorarem os festejos do padroeiro, dessa forma, mantendo viva a tradição do reencontro entre dos paroquianos. O tema do dia: Santo Antônio nos ensina a sermos verdadeiros adoradores da Eucaristia.
A comunidade participante da festa foi o tradicional Bairro da Maravilha, localizado o setor sul da cidade, onde existe a Paróquia de São Francisco. Responsáveis: Paróquia de São Francisco, Centro Educacional Manoel Teles e Escola de Ensino Fundamental Álvaro Carneiro. Celebrante: Padre. Marcos da Comunidade Católica Shalom da Diocese de Quixadá-Ce. Co-celebraram os padres Francisco Sérgio de Oliveira e Adauto Farias, esses dois, da Paróquia de Santo Antônio.
Percebemos que a fé e a devoção ao glorioso Santo Antônio é cada dia mais presente na comunidade religiosa de Quixeramobim. Com a chegada do colonizador a estas terras, no ano de 1712, o português Antônio Dias Ferreira, devoto e afilhado de Santo Antônio, mandou erguer uma capelinha e a batizou de Santo Antônio do Boqueirão, vindo em 1785 a transformar-se Paróquia, quando a freguesia foi desmembrada do Curato de Russas. Estamos completando III séculos de fé e devoção ao Glorioso Santo, o que para nós é uma dádiva de Deus, poder estar inserido e participar dos festejos de 300 anos de colonização do Quixeramobim amado por todos.
Viva Santo Antônio – Padroeiro de todos nós, filhos de Deus!
Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário