quarta-feira, 13 de junho de 2012

ENCERRADA A TREZENA DE SANTO ANTÔNIO NO DIA DOS NAMORADOS




Dia 12 de junho de 2012, dia dos namorados ficou encerrados a décima terceira Trezena em louvor ao Santo Padroeiro de Quixeramobim – Glorioso Santo Antônio. Estamos alcançando o ápice da festa, que já vem se desenvolvendo por 13 dias. Apesar do temor de que esse ano por conta de estiagem e a falta de produção no setor rural comprometessem a festa do padroeiro, o que estamos vendo é uma queda insignificante na participação dos devotos, bem como no setor econômico. A celebração litúrgica contou hoje, com a participação especial do ilustre filho de Quixeramobim, Bispo Emérito de Teresina Dom Miguel Câmara, que fez questão de enfatizar a força do homem do campo que está a enfrentar as adversidades climáticas! Dom Miguel foi muito aplaudido pelos conterrâneos.  

O celebrante da noite foi o Padre Adailson Nogueira, vigário da Paróquia do Distrito de São Miguel, que tem como patrono o santo do mesmo nome. Co-celebraram os padres Francisco Sérgio de Oliveira, Adauto Farias e Pedro de Jesus e Maria. A comunidade responsável foi o bairro da Vila Betânia. SUBTEMA: Santo Antonio nos ensina a sermos autênticas testemunhas da Luz. Responsáveis: ECC – Encontro de Casais em Cristo, Legião de Maria, Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Dr. José Alves da Silveira e Escola José de Araújo Carneiro.

Noite de grande movimentação com a presença dos paroquianos de São Miguel, que vieram em caravana prestigiar a celebração do Padre Adailson. Também na celebração, ícone da cultura regional, vaqueiro, repentista, aboiador e gritador do leilão de Santo Antônio – Luiz Monteiro, junto com a família participou da última Trezena. No Barracão de Santo Antônio, superlotado, com intensa movimentação, na degustação do churrasco de carneiro, aconteceu o bazar com as prendas que sobraram do leilão. A Banda de musica Sebastião Doth sob a regência do maestro José Ary, entoou musicas e dobrados animando os paroquianos. Por último o forró pé de serra com o sanfoneiro Luiz Paulo e seus cabras da peste deu o toque regional a última noitada, também dia dos namorados!       
Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário