terça-feira, 12 de junho de 2012

DIA A DIA COM A PALAVRA DE DEUS - 12/06/12


Terça-Feira, 12 de Junho de 2012

10a. Semana do Tempo Comum
São Gaspar de Búfalo

Leituras do Dia

1a. Leitura: 1 Reis (1 Rs) 17,7-16
Salmo responsorial (Sl) 4
Evangelho: Mateus (Mt) 5,13-16

X SEMANA COMUM 
(VERDE – OFÍCIO DO DIA)


Antífona da entrada: O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem tremerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem (Sl 26,1s).

Oração do dia
Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Leitura (1 Reis 17,7-16)
Leitura do Livro dos Reis

17 7 Passado algum tempo, secou-se a torrente, porque não chovia mais na terra.

8 Então o Senhor disse-lhe:

9 "Vai para Sarepta de Sidon e fixa-te ali: ordenei a uma viúva desse lugar que te sustente".

10 Elias pôs-se a caminho para Sarepta. Chegando à porta da cidade, viu uma viúva que ajuntava lenha. Chamou-a e disse-lhe: "Por favor, vai buscar-me um pouco de água numa vasilha para que eu beba".

11 E indo ela buscar-lhe a água, gritou-lhe Elias: "Traze-me também um pedaço de pão".

12 "Pela vida de Deus", respondeu a mulher, "não tenho pão cozido: só tenho um punhado de farinha na panela e um pouco de óleo na ânfora; estava justamente apanhando dois pedaços de lenha para preparar esse resto para mim e meu filho, a fim de o comermos, e depois morrermos".

13 Elias replicou: "Não temas; volta e faze como disseste; mas prepara-me antes com isso um pãozinho, e traze-mo; depois prepararás o resto para ti e teu filho.

14 Porque eis o que diz o Senhor, Deus de Israel: a farinha que está na panela não se acabará, e a ânfora de azeite não se esvaziará, até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a face da terra".

15 A mulher foi e fez o que disse Elias. Durante muito tempo ela teve o que comer, e a sua casa, e Elias.

16 A farinha não se acabou na panela nem se esgotou o óleo da ânfora, como o Senhor o tinha dito pela boca de Elias.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo responsorial 4


Sobre nós fazei brilhar o esplendor da vossa face!


Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça! / Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição, / atendei-me por piedade e escutai minha oração! / 
Filhos dos homens, até quando fechareis o coração? / Por que amais a ilusão e procurais a falsidade?

Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo / que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece! / Se ficardes revoltados, não pequeis por vossa ira; / meditai nos vossos leitos e calai o coração!

Muitos há que se perguntam: "Quem nos dá felicidade?" / Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face! / Vós me destes, ó Senhor, mais alegria ao coração / do que a outros na fartura do seu trigo e vinho novo.


Aclamação do Evangelho

Aleluia, aleluia, aleluia.

Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos vossa luz. Vendo eles vossas obras, dêem glória ao Pai celeste! (Mt 5,16)


Evangelho (Mateus 5,13-16)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


5 13 Disse Jesus: "Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens.

14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha

15 nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa.

16 Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus".

- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor!

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO


“Cristãos Apareçam!”

(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)


Um dia alguém meditava esse evangelho e comentava que a compreensão do texto pode levar a pessoa a pensar que se trata de uma incoerência, pois parece que o recado é para que os cristãos “apareçam”, sejam vistos e notados, então como é que fica a questão da humildade, de não querer ser mais que os outros?

Sal, Luz e uma cidade no alto da montanha têm algo em comum: os três não dá para se esconder, uma comida sem sal logo será notada por alguém que tem o paladar aguçado, uma luz que fica no alto sempre vai ser vista, e o mesmo acontece com uma cidade edificada no alto de um monte. As três coisas aparecem e são notadas, não dá para se esconder.

Além do mais outro detalhe importante é que o sal, especificamente, dá gosto e sabor a comida, embora seja só uma pitadinha. Jesus está falando da importância do testemunho e do que acontece quando ele não é dado. Mas é bom alertar eu não se trata de testemunho falado diante da comunidade, em um retiro ou em um encontro, claro que esses também ajudam para que outros se convertam, mas há sempre o risco deles não serem autênticos, isso é, não sejam vividos tal qual foram falados. Já vi testemunhos maravilhosos de casais dentro de Movimentos, mas que um belo dia se separaram, sem mais sem menos.

Também já vi testemunho de pessoas que se disseram tocadas pela graça de Deus, e que suas vidas tomaram outro rumo e direção, e que um belo dia sumiram da comunidade, tornaram-se descrentes ou buscaram outras Igrejas. Jesus aqui fala da prática, do jeito de viver e de pensar, e que chama a atenção das pessoas.

“Por que você não pensa e não faz o que a maioria pensa e faz”, com relação a integridade, honestidade, vida conjugal, Fidelidade, adultério, fidelidade na Fé e compromisso com a comunidade, justiça, partilha, solidariedade, conduta no trabalho, no ambiente de estudo, no namoro, na Balada, o Cristão que dá testemunho de Cristo e seu evangelho, pode e deve ir a qualquer lugar, sem ter medo de ser dominado pelo pensamento da maioria, e ali, exatamente ali a sua luz vai brilhar, o seu sabor especial vai ser sentido pelas pessoas.

O grande problema é que as vezes entendemos errado o que é dar testemunho e achamos que apenas a comunidade é esse lugar e daí as luzes que as vezes brilham são as da vaidade dos carismas, o sal que tem o sabor de sucesso, prestigio, fama e os “egos” inflamados ficam se dando trombadas a todo momento porque na comunidade, um quer aparecer mais que o outro, não é esse o sentido do “aparecer” do cristão, que está nesse evangelho.

No seu trabalho, na sua escola, no seu bairro, no seu partido político ou sindicato, no meio da torcida, no meio da galera, é aí nesses lugares que você tem que ser notado, pelo seu jeito diferente de ser e viver, é aí o lugar certo para dar o seu testemunho e levar as pessoas a conhecerem Aquele que é causa de você ser assim: Cristo Jesus, Nosso Deus e Senhor. Cristãos, apareçam!

Sobre as oferendas
Senhor nosso Deus, vede nossa disposição em vos servir e acolhei nossa oferenda, para que este sacrifício vos seja agradável e nos faça crescer na caridade. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhão: Sois minha rocha, meu refúgio e salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga! (Sl 17,3)

Depois da comunhão
Ó Deus, que curais nossos males, agir em nós por esta eucaristia, libertando-nos das más inclinações e orientando para o bem a nossa vida. Por Cristo, nosso Senhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário