quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DIA A DIA COM A PALAVRA DE DEUS - 02/11/11


Quarta 02/11/11

Comemoração dos Fiéis Defuntos

Leituras do Dia

1a. Leitura: Jó 19,1.23-27a; Salmo Responsorial: (Sl) 26;
2a. Leitura: Filipenses (Fl) 3,20-21;
Evangelho: João (Jo) 11,17-27.


1a. Leitura: Jó 19,1.23-27a

Leitura do Livro de Jó:

1 Jó tomou a palavra e disse:
23”Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição 24com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! 25Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; 26e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. 27aEu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmo Responsorial: (Sl) 26

— O Senhor é minha luz e salvação.


— O Senhor é minha luz e salvação;/ de quem eu terei medo?/ O Senhor é a proteção da minha vida;/ perante quem eu tremerei?

 
— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,/ e é só isto que eu desejo:/ habitar no santuário do Senhor/ por toda a minha vida;/ saborear a suavidade do Senhor/ e contemplá-lo no seu templo.
 
— Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo,/ atendei por compaixão!/ É vossa face que eu procuro./ Não afasteis em vossa ira o vosso servo,/ sois vós o meu auxílio!

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver/ na terra dos viventes./ Espera no Senhor e tem coragem,/ espera no Senhor!


2a. Leitura: Filipenses (Fl) 3,20-21

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:


Irmãos: 20Nós somos cidadãos do céu. De lá aguardamos o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo. 21Ele transformará o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso, com o poder que tem de sujeitar a si todas a coisas.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho: João (Jo) 11,17-27.

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

17 Quando Jesus chegou a Betânia, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. 18Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. 19Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”.
23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”.
24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês isto?”
27 Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



Meditação Diária


A Fé na Ressurreição nos prepara para o Céu!


O nosso Deus é o Deus da Vida e a nossa Fé é na Ressurreição de Cristo.


Se não acreditamos na vida eterna, a vida terrena que vivemos passa a não ter nenhum sentido ou valor além dela. E assim já é para aqueles que vivem sem sentido, sem rumo, sem perspectiva. 


Quando não se vê o mundo como criação de Deus e não se vê as pessoas como criaturas principais desta criação em vista da vida eterna junto de Deus e dos seus anjos e santos, pode se fazer qualquer coisa com a vida sua, dos outros e do mundo.


Precisamos voltar a acreditar em Deus e na sua promessa trazida por Jesus de eternidade para todos os que o acolherem. Foi assim que Jó encontrou novo sentido para sua vida. Também São Paulo e Marta, irmã de Maria e de Lázaro. Assim vivem milhares de cristãos que acreditam na vivência do amor e na esperança da ressurreição final de todos os eleitos de Deus com Jesus.


Nesta esperança certa depositada n’Aquele único digno de nos salvar, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador vivemos e também confiamos a sua intercessão, a da Virgem Maria e dos Santos que já contemplam a face celeste de Deus, todos os que amamos e que já partiram desta vida.


Mas é aqui que nos preparamos para o céu. E o caminho da preparação passa pela nossa adesão fiel e confiante a Jesus, o Mestre do Amor, e à Sua palavra de vida eterna.



Meta do Dia:

Que a nossa Fé em Cristo Ressuscitado aumente a cada dia e que vivamos nossa vida como uma preparação ao céu!
Pe. Adauto Farias, CM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário