Sexta, 18 de novembro de 2011
Dedicação da Basílica de S.Pedro e S.Paulo
Leituras do Dia
1a. Leitura: 1 Macabeus 4,36-37.52-59;
Salmo Responsorial (Sl) 1 Cr 29,10-12;
Evangelho: Lucas 19,45-48.
Evangelho de hoje:
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Meditação Diária
"Minha casa será casa de oração". (Lc 19,46)
No Evangelho de hoje, mais uma vez temos a reflexão sobre o templo da Igreja, lugar sagrado dedicado a fazermos as nossas orações a Deus, de modo comunitário, como assembleia orante, Igreja peregrina. Também podemos e devemos rezar em nossa casa, mas é preciso juntos rezarmos na Casa de Deus, para que sejamos fieis ao sentido comum de nossa fé!
Recordamos também hoje a Festa da Dedicação das Basílicas de São Pedro (séc. IV) e de São Paulo (séc. XVIII). Estas Igrejas belíssimas são dedicadas "as duas colunas da Igreja" como chamamos São Pedro e São Paulo, por estarem ligadas às suas vidas (ver mais na Festa da Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo também neste blog).
Vale refletir neste dia, como estamos cuidando de nossa capela ou Igreja? Estamos contribuindo para a boa manutenção do lugar consagrado a Deus que existe na paróquia em que habito ou comunidade aonde moro? Estou devolvendo fielmente meu dízimo, a fim de me tornar realmente co-responsável pela Igreja que é também minha?
Que Deus nos ajude a entender o nosso papel como leigos e religiosos que devem zelar pelas coisas de Deus! Deus nos ajude a sermos fieis, a começar pelo dízimo! Graça e Paz!
Pe. Adauto Farias, CM
Nenhum comentário:
Postar um comentário