Segunda, 21 de novembro de 2011
Apresentação de Nossa Senhora no Templo
Leituras do Dia
1a. Leitura: Zacarias 2,14-17;
Salmo Responsorial (Sl) Lucas (Lc) 1,46-55;
Evangelho: Mateus (Mt) 12,46-50.
Evangelho de hoje:
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Meditação Diária
Maria, fiel modelo de seguimento a Jesus
Todos aqueles que fazem a vontade de Deus são a mãe e os irmãos de Jesus. Esta palavra de Jesus não minimiza nem desfaz de sua mãe, a Virgem Maria, pois seu objetivo é catequizar sobre o seu seguimento.
Jesus quer enfatizar que só pode ser seguidor de Jesus quem segue a palavra e a vontade de Deus. E Nossa Senhora foi a que mais fez a vontade de Deus, tanto que a Igreja põe Maria, como modelo de fé para toda a Igreja peregrina, os discípulos e discípulas de Jesus na atualidade.
Vejamos o que fala Santo Agostinho a respeito da Virgem Maria: "Acaso não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que creu pela fé, pela fé concebeu, foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação; criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado? Fez Maria totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que mãe de Cristo; maior felicidade gozou em ser discípula do que mãe de Cristo. E assim Maria era feliz porque já antes de dar à luz o Mestre, trazia-o na mente".
Como nos diz muito bem o Santo, antes de conceber no ventre, a Virgem Maria concebeu Jesus na mente, pela fé. E também destaca que Maria é mais importante como discípula do que como Mãe de Deus.
Que imitemos a Virgem Maria em nosso seguimento fiel a Jesus e que a veneremos com amor de quem ama a sua mãe e Mãe do Filho de Deus!
Meta do Dia
Imitar a fidelidade de Maria no seguimento a Jesus!
Pe. Adauto Farias, CM
Nenhum comentário:
Postar um comentário