PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO COMPLETA 256 ANOS!
Um marco histórico na vida religiosa do Ceará, a fundação em 15 de novembro de 1755, da Paróquia de Santo Antônio de Quixeramobim, sertão central do estado do Ceará. Com a elevação de Matriz, a Igreja substituiu a capelinha, por ordem de Dom Francisco Xavier de Aranha e provisão do visitador frei Manoel de Jesus e Maria. Desmembrada do Curato de Russas a recém criada freguesia abrangia os atuais municípios de Quixeramobim, Quixadá, Banabuiu, Ibaretama, Choró, Itatira, Madalena, Boa Viagem, Pedra Branca, Mombaça, Senador Pompeu, Milhã e Solonopole.
De acordo com Marum Simão, em 16 de novembro de 1755, dia seguinte à criação da Paróquia, a nova Igreja Matriz abria suas portas para celebrar um matrimônio. O padre era João Paes Maciel de Carvalho e os nubentes descendentes de índios. O noivo Domingos Pereira, era índio das Missões de Parangaba, filho de Sebastião Rodrigues e Joana da Rocha, ambos também índios da mesma Missão, sendo a noiva, Maria das Neves, natural de Quixeramobim e filha da índia Maria da Cunha Serafim. Oficiou o casamento o Cura da Freguesia, Padre João Paes Maciel de Carvalho.
Os anos se passaram e com eles a formação com base na religião católica vem predominando no núcleo habitacional do sertão central. Por outro lado, percebemos que nas duas últimas décadas a data de criação da freguesia perde importância quando comprada a festa do padroeiro. Cabem aos sacerdotes, paroquianos, historiadores e demais interessados nas comemorações, buscar a realização de programação a altura de um fato, entre o mais importante para a história, que antecede a revolução industrial, marco da contemporaneidade.
Hoje, 15/11 as 19 h na Igreja Matriz de Santo Antônio, será celebrada missa em ação de graças pelo aniversário da Paróquia Antoniana. O ato litúrgico será presidido pelo vigário, Padre Francisco Sérgio de Oliveira e co-celebrado pelos Padres Adauto Farias e Pedro de Jesus e Maria. Espera-se que durante a celebração tenhamos a presença ou uma mensagem do Bispo Diocesano Dom Ângelo Pignolli se reportando sobre a magnitude, que é o aniversário de criação da Paróquia, mãe do sertão central. Muitos quixeramobinenses, os mais fervorosos e conscientes reivindicam por questão de justiça, que a Diocese deveria ter sido edificada na cidade de Quixeramobim e não em Quixadá, como ocorre atualmente.
Crisanto Teixeira – Jornalista DRT 2158
Nenhum comentário:
Postar um comentário