terça-feira, 1 de novembro de 2011

DIA A DIA COM A PALAVRA DE DEUS 01/11/11


Terça 01/11/11

Leituras do Dia

1a. Leitura: Romanos (Rm) 12,5-16a.; Salmo Responsorial (Sl) 130; Evangelho: Lucas (Lc) 14,15-24.


Evangelho de hoje:

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!” 16Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’. 
18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 20Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’. 
21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’. 
22O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’. 23O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’. 24Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”.

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

Meditação Diária


Deus nos convida ao Banquete do Reino
Só é digno do Banquete do Reino de Deus quem acolhe o convite de Jesus. A quem não acolher o convite, será posto outro no lugar.

A nossa vida é uma constante oportunidade de voltar para Deus, de se preparar para uma vida eterna de paz ao seu lado. Mas esta vida nova deve ser acolhida desde já, aqui nesta terra.

A Parábola do Convite ao Banquete que Jesus conta hoje no Evangelho nos mostra claramente que quem tentar ficar encontrando desculpas para não acolher o convite divino já está por si mesmo rejeitando a Jesus e a eternidade.

E quando se fala de acolher o convite de Jesus, é preciso o esforço pessoal do convidado e da convidada para que ir a esta festa. Não é por acaso que muitos rejeitam esta novidade. É porque existe um compromisso na sequencia da vida. Existe a necessidade de se viver de acordo com o alimento que a gente toma.

Deus quer ser o nosso alimento, mas precisa do nosso sim e do nosso compromisso com o seu Reino, para que outros também tenham acesso ao divino banquete. E quem não aceitar, perde o céu e perde a vida.

Meta do Dia

Acolher o convite de participar do Banquete do Reino de Deus já aqui na terra.


Pe. Adauto Farias, CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário