sábado, 15 de outubro de 2011




Sábado, 15/10/11


Santa Teresa d´ Ávila (Santa Teresa de Jesus)


Leituras do Dia


1a. Leitura: Romanos 4,13.16-18; Salmo Responsorial (Sl) 104; 
Evangelho: Lucas (Lc) 12,8-12.


Evangelho de hoje:


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. 12Pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.


Meditação Diária


Pecado contra o Espírito Santo: 
o pior dos pecados!


O Evangelho do dia de hoje é ao mesmo tempo simples e complexo, quando fala do renegar a Jesus e de não se perdoar quem blasfema contra o Espírito Santo.


Simples porque Ele está falando da sua humanidade e da unidade da Trindade. Jesus até aceita critica sobre a sua pessoa, mas não aceita a negação da ação de Deus no seu ministério de pastor e salvador de todos. 


Por mais difícil que pareça entender, pior do que não acreditar de imediato em Jesus é negar que sua vida, seus gestos e palavras não vem de Deus. Ignorar o óbvio de que Jesus está fazendo a vontade de Deus inspirado pelo Espírito Santo. Isto é um pecado sem perdão! Isto é pecar contra o Espírito Santo.


Vale ressaltar que só é pecado, para Deus e para a Igreja, aquilo que se tem plena consciência de que é errado e mesmo assim se faz. Nesse caso, uma pessoa que não conhece o que é certo, ou seja, a verdade, e erra, não comete pecado. Só é pecado quando se erra sabendo que está errando, e, mesmo assim, não se muda de opinião, nem de vida.


Sendo assim, o pecado contra o Espírito Santo é negar a ação de Deus em Jesus, tendo a plena consciência, isto é, sabendo que a Verdade está em Jesus e mesmo assim negando esta verdade.


Um exemplo de como se pode pecar contra o Espírito Santo é: A pessoa estava pecando. Até então não sabia que era pecado. Mas, depois descobriu a Jesus e a sua Palavra ("foi convertido") e mesmo assim não quis abandonar o pecado para não perder favores, prazeres, dinheiro, etc.   


Na medida em que a pessoa toma consciência e, convertida, volta ao caminho da verdade, ao caminho de Jesus, já está perdoada. Enfim, somente não há perdão da parte de Deus e da Igreja, mesmo no pecado contra o Espírito Santo, quando não há o acolhimento da verdade e, por conseqüência, a conversão por parte da pessoa.


Pe. Adauto Farias, CM


Nenhum comentário:

Postar um comentário