Segunda 24/10/11
Leituras do Dia
1a. Leitura: Romanos (Rm) 8,12-17; Salmo Responsorial (Sl) 67;
Evangelho: Lucas (Lc) 13,10-17.
Evangelho de hoje:
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. 13Jesus pôs as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus.
14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, não em dia de sábado”.
15O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?” 17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Meditação Diária
Jesus veio para salvar a todos, mas em especial aqueles que mais necessitam. Esta atitude de Jesus escandaliza a quem ainda está preso na Lei.
No Evangelho deste dia, volta a questão da "cura em dia de sábado", regra que não se podia tocar para os judeus. Entretanto, Jesus faz perceber o quanto "a mulher encurvada a dezoito anos" precisava desta cura, desta libertação.
Temos que ter o cuidado para não vermos as leis e regras acima da vida humana, que Jesus veio para salvar e nós como cristãos devemos defender. Outro cuidado devemos ter para com os mais necessitados de nossa solidariedade humana e de nosso justo acolhimento, pois são eles os preferidos de Deus.
E, por fim, é preciso reconhecer e reafirmar que somente Jesus pode fazer o que faz. Nenhum outro - até mesmo muitos que utilizam falsamente o nome de Jesus - pode curar, fazer e resgatar a vida como Jesus faz. Agora, fundamentos na Fé em Jesus e na Força que vem da Graça de Deus somos convocados também nós a fazermos o mesmo que Ele: amar como Ele, sonhar como Ele, pensar como Ele, viver como Ele, sentir como Ele, sorrir como Ele... e ao chegar ao fim do dia dormiremos mais feliz por causa de Jesus.
Pe. Adauto Farias, CM
Nenhum comentário:
Postar um comentário