Sábado 10/09/11
Leituras do dia
1ª. Leitura: 1 Timóteo (1 Tm) 1,15-17; Salmo (Sl) 112; Evangelho: Lucas (Lc) 6,43-49.
Evangelho de hoje:
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas.
45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio. 46Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo?
47Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. 48É semelhante a um homem que construiu uma casa: cavou fundo e colocou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a torrente deu contra a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída.
49Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A torrente deu contra a casa, e ela imediatamente desabou; e foi grande a ruína dessa casa”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Meditação Diária
“Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos”.
Deus nos ama tanto que nos fez a sua imagem e semelhança. Desse modo, fomos criados bons e para o bem, já que a nossa origem é divina.
Agora, para permanecermos bons é preciso de perseverança nos caminhos do Senhor. É preciso haver a continuidade no ouvir e praticar a Palavra de Deus em nossa vida.
Num dos exemplos do evangelho de hoje, Jesus nos compara a árvores. Elas são identificadas pelos seus frutos. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, assim como uma árvore má não pode dar bons frutos.
Somos reconhecidos pelas nossas atitudes. São elas quem diz quem nós somos. Para o nosso agir se assemelhar com o agir de Deus é importante estarmos unidos a Deus pela oração e pela intenção; como também pela ação, que é a intenção de quem reza posta em prática.
Somos boas árvores e daremos sempre bons frutos se formos continuamente aguados pela Palavra de Deus na oração cotidiana.
Deixemos nos conduzir por Deus e assim produziremos bons frutos abundantemente.
Pe. Adauto Farias, CM
Nenhum comentário:
Postar um comentário