Quarta-Feira 07/09/11
Leituras do dia
1ª. Leitura: Colossences 3,1-11; Salmo 144; Evangelho: Lucas 6,20-26
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 20Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque havereis de rir! 22Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem! 23Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25Ai de vós que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
“Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus!”
(Lc 6,20)
O Reino de Deus pertence aos pobres. Estes são felizes (bem-aventurados) porque põem sua confiança toda em Deus. Os ricos do evangelho são os que confiam somente em si.
Os verdadeiros pobres são aqueles que não confiam somente em suas forças, porque reconhecem as suas fragilidades e debilidades.
Deus é a força dos pobres. Nele, eles são fortalecidos e encorajados a viver a lutar por sua dignidade.
Nenhum bem material dá a segurança e a tranqüilidade que Deus dá. Os bens passam, terminam, acabam.
Só Deus permanece e só Deus basta aos verdadeiros pobres, os humildes no Senhor.
Pe. Adauto Farias, CM
Nenhum comentário:
Postar um comentário