PARIS, 15 Jun. 15 / 05:54 pm (ACI).- Durante a manhã de hoje, um incêndio destruiu o teto da Basílica de Saint- Donatien, em Nantes, localizada na zona leste da França.
Sophie Tolmer, responsável pela Comunicação do esquadrão de bombeiros em Nantes, declarou ao Grupo ACI: “Possivelmente o incêndio aconteceu devido um curto-circuito, ocasionado pelos trabalhos de renovação que estavam sendo realizados no teto da igreja.
O incidente foi reportado às 10:30. O Vigário Geral da Diocese de Nantes, Pe. Benoît Bertrand, declarou à imprensa francesa: “Logo após o início da Missa, os fiéis viram as chamas no teto e imediatamente tiveram que se retirar da Catedral.
Em seguida, Tolmer assinalou que 48 unidades com plataformas e 107 bombeiros chegaram ao local para apagar as chamas. Aproximadamente às 4:30 os bombeiros conseguiram apagar o fogo.
“O teto quase caiu por inteiro. A igreja não sofreu danos interiores nem foram perdidos objetos de valores, como o Santíssimo Sacramento ou os ornamentos litúrgicos. Quando o incidente foi denunciado, os paroquianos ajudaram ao pároco a resgatar todos os ornamentos”, comentou.
A responsável pela comunicação declarou: “Não houve vítimas devido a todas as pessoas terem sido retiradas após o início do incêndio.
Sobre os danos causados na infraestrutura, o Pe. Bertrand indicou que as chamas consumiram a quarta parte do teto e que os escombros caíram dentro da igreja.
“A igreja de Saint Donatien permanecerá fechada durante a noite enquanto se desenvolvem as investigações sobre a origem do incidente. Depois começarão os trabalhos de reconstrução do teto”, assinalou Sophie Tolmer ao Grupo ACI.
Esta não é a primeira vez que acontece um incêndio em Saint Donatien. Em 28 de janeiro de 1972 um incêndio quase a destruiu.
A igreja foi construída no século XIX. É considerada a Catedral de Nantes e está dedicada aos mártires franceses São Donatien e São Rogatien, que se negaram renunciar a fé durante a perseguição aos cristãos pelo Império Romano.
Fonte: acidigital.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário