sábado, 7 de janeiro de 2012

DIA A DIA COM A PALAVRA DE DEUS - 07/01/12


Sábado, 7 de janeiro de 2012

São Raimundo de Peñafort

1a. Leitura: 1 João (1 Jo) 5,14-21
Salmo Responsorial (Sl) 149
Evangelho: João (Jo) 2,1-11

Evangelho de hoje:

— O Senhor esteja convosco! 
— Ele está no meio de nós! 
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente.2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. 6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!”
11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele. 


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

Meditação Diária

O PRIMEIRO SINAL
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).


O milagre em Caná da Galiléia foi um marco significativo no ministério de Jesus. Com ele, o Messias começava a dar cumprimento à missão recebida do Pai, em favor da humanidade.

A transformação da água em vinho simbolizou a chegada dos tempos messiânicos. O povo comparava a instauração do Reino de Deus com uma grande festa, caracterizada pela abundância de vinho. Em Jesus, o vinho novo do Reino estava sendo oferecido em abundância. E mais, oferecido gratuitamente, como prenunciava o profeta ao convidar o povo a beber vinho novo, sem pagar.

A qualidade superior do vinho era também um detalhe importante. O Reino instaurado por Jesus não seria uma reedição mal-feita dos esquemas antigos. Ele não pretendia ser um reformador da religião. Antes, sua proposta tinha sabor de novidade, por se fundar no querer do Pai, sem as intromissões humanas tão comuns na prática religiosa daquela época.

A água era usada para as abluções rituais dos participantes da festa. No Reino instaurado por Jesus, a purificação para a festa seria feita pela prática do amor, e não com água. Por conseguinte, uma purificação do mais íntimo do coração, onde se dá o encontro da pessoa com Deus.

Oração
Senhor Jesus, concede-me a graça de participar das alegrias do teu Reino, purificando meu coração, mediante um amor entranhado a meu próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário