As comemorações de Santo Antônio, padroeiro de Quixeramobim, sertão central do estado do Ceará entrou em seu segundo dia. Demonstração de fé e religiosidade, com traços voltados para a crença popular marcou a programação dessa quarta-feira, dia 01 de junho de 2011. A funcionária pública Ana Lúcia Fernandes, integrante da pastoral do dizimo, como ocorre todos os anos, traja vestimenta de cor marrom, seqüenciando, como se vestia o “glorioso santo”. Momentos antes do inicio da celebração litúrgica, Ana Lúcia entrou na Igreja Matriz, conduzindo o estandarte do padroeiro sendo seguida por fieis em procissão no templo santo, para honra e gloria dos praticantes do catolicismo.
Aliando religiosidade com o senso de patriotismo e bem querer a sua terra natal, crianças estudantes da Escola Municipal Maria de Araújo Carneiro, conduziram a bandeira do município de Quixeramobim, tornando o ambiente sacro com o ar familiar, de expressão, amor e bem querença ao torrão natal. A bandeira foi recebida pelo sacerdote convidado para presidir a celebração da trezena e missa padre Eronildo, vigário da Paróquia de São Francisco na cidade de Quixadá. A co-celebração teve a participação dos sacerdotes: Francisco Sérgio de Oliveira, Adauto Farias e Pedro de Jesus e Maria.
Mais uma vez ficou demonstrado o amor que os devotos têm ao Padroeiro Santo Antônio, nascido em Lisboa – Portugal e morto em Pádua – Itália. A Igreja Matriz ficou com suas dependências lotadas. Na imagem percebemos certa predominância de mulheres, e, com certa idade, porém, com muita alegria e empolgação. Após a celebração litúrgica aconteceu o reencontro dos conterrâneos no Barracão de Santo Antônio, ao som de musica regional e saboreando churrasco de carneiro com o tradicional baião de dois. O momento é de oração e intensa confraternização.
Crisanto Teixeira – Jornalista DRT 2158
Nenhum comentário:
Postar um comentário