segunda-feira, 2 de março de 2009

EUCARISTIA - MISTÉRIO DO AMOR DE DEUS POR NÓS

EUCARISTIA:
Mistério do Amor de Deus por nós


1. SAGRADAS ESCRITURAS

1.1 Jesus Cristo é o Amor encarnado de Deus

· “Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1).

· “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14).

1.2. A Vida de Jesus manifesta que o ser de Deus é Amor-Doação

· “Ele tinha a condição divina, e não considerou o ser igual a Deus como algo a que se apegar ciosamente. Mas esvaziou-se a si mesmo, e assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana. E, achado em figura de homem, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” (Fl 2,6-8).

· “Com efeito, conheceis a generosidade de nosso Senhor Jesus Cristo, que por causa de vós se fez pobre, sendo rico, para vos enriquecer com a sua pobreza” (2 Cor 8,9).



1.3. O Amor-Doação permanece na Eucaristia

· “E eis que estarei convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28,20b).

· Outra citação: Narração da Instituição da Eucaristia (1 Cor 11,23-26) e Não vos deixarei órfãos (Jo 14,18-21)


TRADIÇÃO

· Com o intuito de morrer por nós – e sem poder morrer – o Verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1,14), para poder morrer por nós, aquele que não podia morrer. E com sua morte matar nossa morte.” (Dos Sermões de Santo Agostinho, Liturgia das Horas, Vol.IV – Semanas 18º.-34º. pp. 161-162).

MAGISTÉRIO

· “Jesus deu a este ato de oferta uma presença duradoura através da instituição da Eucaristia durante a Última Ceia. Antecipa a sua morte e ressurreição entregando-Se já naquela hora aos seus discípulos, no pão e no vinho, a Si próprio, ao seu corpo e sangue como novo maná (cf. Jo 6, 31-33)” (Carta enc. sobre o Amor cristão Deus caritas est 13).

· “A Eucaristia é mistério de presença, mediante o qual se realiza de modo excelso a promessa que Jesus fez de ficar conosco até ao fim do mundo” (Carta apost. para o ano da Eucaristia Mane nobiscum Domine 16).

“A Eucaristia arrasta-nos no ato oblativo de Jesus. Não é só de modo estático que recebemos o Logos encarnado, mas ficamos envolvidos na dinâmica da sua doação. (...) Uma Eucaristia que não se traduza em amor concretamente vivido, é em si mesma fragmentária. Por outro lado — como adiante havemos de considerar de modo mais detalhado — o «mandamento» do amor só se torna possível porque não é mera exigência: o amor pode ser «mandado», porque antes nos é dado” (Carta enc. Deus caritas est sobre o Amor cristão 13. 14).

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