Nas últimas semanas uma discussão a respeito do nome do novo Hospital Regional do Sertão Central, que será construído em Quixeramobim, tomou conta da região e principalmente da Assembléia Legislativa do Ceará.
Durante sessão desta quinta-feira, 19, o projeto de autoria do ex-deputado estadual Rômulo Coelho, que foi apresentado pelo deputado Antonio Granja, colocando o nome de Padre José Van Esch para o novo empreendimento da região, foi votado e aprovado por unanimidade. O ex-deputado Rômulo Coelho, acompanhou a votação juntamente com seu filho, o vereador Rômulo Filho. Em conversa por telefone a nossa reportagem, Rômulo Filho disse que o nome do Padre José Van Esch representa bem a região, por se tratar de um homem que sempre esteve ao lado do povo, acolhendo todos que necessitavam e contribuindo para o crescimento do município de Quixeramobim. A paróquia de Quixeramobim recebeu a notícia logo após a aprovação do projeto. Segundo Padre Adauto, a felicidade de todos que fazem a paróquia é enorme, pois o Padre José Van Esch é um exemplo pelos seus ensinamentos e pela sua dedicação ao povo da região.
Outro projeto, de autoria do deputado Cirilo pimenta, também tramitava na assembléia onde denominava o nome de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, para o novo hospital.
Conheça um pouco do homenageado
Pe. José nasceu em Oirschot, na Holanda, em 13 de janeiro de 1927. Entrou na Congregação da Missão em Panningen no dia 26 de setembro de 1951. Foi ordenado padre em Panningen em 20 de julho de 1958. Chegou ao Brasil em 21 de outubro de 1959.
Pe. José nasceu em Oirschot, na Holanda, em 13 de janeiro de 1927. Entrou na Congregação da Missão em Panningen no dia 26 de setembro de 1951. Foi ordenado padre em Panningen em 20 de julho de 1958. Chegou ao Brasil em 21 de outubro de 1959.
Trabalhou na Paróquia São Raimundo Nonato em Belém-PA, como Vigário Cooperador de 1959 a 1963. Em Campina Grande-PB, trabalhou como professor no Seminário Menor e Vigário de Fagundes e Galante em 1963. Em Santa Luzia e São Mamede no Maranhão trabalhou como Vigário Paroquial de 1964-1969.
Em 1969 até 1991, trabalhou como Vigário Paroquial em nossa Paróquia de Santo Antonio em Quixeramobim-CE, assumindo a Paróquia como Pároco em 1991-2002. Permaneceu como Vigário paroquial em Quixeramobim até 2008, quando retornou para a Holanda para viver junto do seu irmão.
Foi um grande vicentino, fazendo de tudo pela caridade em Quixeramobim: cestas, roupas, casas, salões, lavanderias, algumas economias, além dos inúmeros trabalhos pastorais e tantas outras coisas boas Pe. José fez por Quixeramobim.
Eis o que diz o povo: "É Deus no céu e Pe. José na terra!" (Texto retirado do Blog do Padre Adauto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário